Serviço

Centro de Convenções, em Olinda, recebe novo centro de testagem com até 600 atendimentos por dia de forma espontânea e só para pedestres

Uma semana após colocar em funcionamento o centro de testagem para detecção da Covid-19 no Parque Dona Lindu, o Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), disponibiliza mais um local para a população fazer o exame.

O novo ponto é no Centro de Convenções de Pernambuco (Cecon), em Olinda, que passa a receber a população a partir desta segunda-feira, 31 de janeiro. O funcionamento é de domingo a domingo, das 8h às 17h, por demanda espontânea.

Com mais este centro, já são oito pontos de testagem para coronavírus disponibilizados pelo Estado. Neste primeiro momento, o centro de testagem do Cecon atenderá apenas a demanda de pedestres, com capacidade de testar 600 pessoas diariamente.

O acesso ao local será pela Rua Alemanha, na lateral da Avenida Agamenon Magalhães. Para atender à demanda, o centro terá uma equipe multiprofissional, com enfermeiros, técnicos de enfermagem, além de equipe de apoio.

“O Governo de Pernambuco tem atuado fortemente na vigilância da Covid-19 e a ampliação da testagem é mais uma estratégia para isolar os casos positivos, diminuindo a circulação viral, e também para monitorar os indicadores da doença no nosso Estado. É importante reforçar que estamos abastecendo regularmente os municípios com testes rápidos de antígeno e as cidades também devem cumprir seu papel e reforçar a testagem da população no seu território, facilitando cada vez mais o acesso aos exames”, pontua o secretário estadual de Saúde, André Longo.

De acordo com levantamento feito pela SES-PE, cerca de 650 pontos espalhados por todo o Estado funcionam sob gestão municipal. A lista completa pode ser conferida no link: https://tinyurl.com/44wx4ur2.

Leia mais:
>>> Prefeito João Campos anuncia contratação imediata de até 555 profissionais de saúde para reforçar capacidade de testagem no Recife

Centros estaduais

Além do Cecon, estão em funcionamento, sob gestão estadual, os centros de testagem do Parque Dona Lindu, das 8h às 17h, de domingo a domingo, por demanda espontânea; Cefospe (Boa Vista), com funcionamento de domingo a domingo, das 8h às 17h e agendamento pelo Atende em Casa; Seduc (Várzea), de segunda a sexta, das 8h às 17h, por demanda espontânea ou marcação pelo Atende em Casa; e Geraldão (Imbiribeira), que funciona por demanda espontânea, de domingo a domingo, das 8h às 17h.

Já os postos de testagem fixos do programa TestaPE funcionam nos seguintes locais: TIP (Várzea) e Fusam (Boa Vista), por demanda espontânea, de domingo a domingo, das 8h às 17h; e no Aeroporto (Imbiribeira), exclusivo para passageiros em desembarque e funcionários, por demanda espontânea, de domingo a domingo, das 8h às 17h.

Balanço da vacinação

Pernambuco já aplicou 15.840.938 doses de vacinas contra a Covid- 19 na sua população, desde o início da campanha de imunização no Estado (no dia 18 de janeiro de 2021). Com relação às primeiras doses, foram 7.435.355 aplicações (cobertura de 83,78%).

Do total, 6.539.558 pernambucanos (73,69%) já completaram seus esquemas vacinais, sendo 6.366.457 pessoas que foram vacinadas com imunizantes aplicados em duas doses e outros 173.101 pernambucanos que foram contemplados com vacina aplicada em dose única.

Em relação às doses de reforços (terceira dose), já foram aplicadas 1.866.025 (cobertura de 23,96%). Outras informações detalhadas sobre a população vacinada contra a Covid-19 estão disponíveis no Painel de Acompanhamento Vacinal, que pode ser acessado pelo https://bit.ly/3xteooh.

No ambiente on-line, há as coberturas por grupo e por municípios, doses aplicadas x distribuídas por cidade, perfil dos vacinados (sexo, raça/cor). Há, ainda, as bases de dados para download.

Da redação do Portal com informações do Governo de Pernambuco