Eleições 2022

Avante lança pré-candidatura de André Janones à Presidência da República, em evento no Recife

O partido Avante lançou no último sábado, 29 de janeiro, a pré-candidatura do deputado federal Andre Janones à Presidência da República.

O lançamento da pré-candidatura ocorreu em ato do partido no Mar Hotel, em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife. Antes mesmo do lançamento oficial pelo partido, Janones já era citado em pesquisas de intenção de voto.

Entre os presentes no evento de lançamento da pré-candidatura estavam os deputados federais pelo Avante Greyce Elias (MG), Sargento Isidorio (BA), Tito (Bahia), Sebastião Oliveira (PE) e Luís Tibé (MG), que também é presidente nacional do partido.

Outros partidos também já lançaram oficialmente pré-candidatos ao Palácio do Planalto:

Cidadania – Alessandro Vieira, atual senador por Sergipe;

Novo – Felipe d’Ávila, cientista político;

PSDB – João Doria, atual governador de São Paulo;

PDT – Ciro Gomes;

UP – Leonardo Péricles, presidente do partido.

MDB – Simone Tebet, atual senadora pelo Mato Grosso do Sul.

Não foram anunciados oficialmente ainda, mas estão cotados para participar das eleições para Presidência da República:

Jair Bolsonaro (PL);

Luiz Inácio Lula da Silva (PT);

Rodrigo Pacheco (PSD);

Sergio Moro (Podemos).

Leia mais:
>>> Militares vão ao TSE solicitando explicações sobre segurança das urnas eletrônicas que serão usadas nas eleições de outubro

Discurso

Após ter a pré-candidatura lançada, Janone fez um discurso de cerca de 45 minutos. Depois de cumprimentar as pessoas presentes, ele falou sobre a própria história de vida e criticou direcionamentos ideológicos a pautas relacionadas ao país

Janones também criticou adversários políticos, principalmente o presidente Jair Bolsonaro, o ex-presidente Lula e o ex-ministro da Justiça e ex-juiz da Operação Lava Jato Sergio Moro, todos cotados como candidatos à Presidência.

Sobre as propostas, o pré-candidato disse que pretende criar um programa de renda básica e fazer investimentos “pesados” na promoção da igualdade social.

“Vamos encampar essa campanha de um programa de renda mínima para aqueles que mais precisam. E quando eu falo sobre isso, a primeira coisa que sempre me perguntam em qualquer entrevista ou debate é ‘vai tirar dinheiro de onde?’. Ninguém nunca perguntou de onde vai tirar dinheiro para pagar o juro a banqueiro, para pagar amortização de dívida, para pagar privilégio de político”, disse.

O deputado federal criticou em diversas vezes o que chamou de “polarização política” entre a esquerda e a direita. Criticou a discussão de pautas como porte de arma de fogo, do movimento “Escola sem Partido” e também do que se convencionou chamar de “ideologia de gênero”.

“Ela [a população] até queria poder falar do ‘partido sem escola’ (sic) mas ela não pode opinar sobre isso porque está com fome, ela não tem o que comer hoje à noite, ela não tem garantia de que amanhã vai conseguir se alimentar. Então, para essas pessoas, essas discussões ideológicas são discussões absolutamente secundárias”, declarou.

Janones também falou, por diversas vezes, que pretende exercer um mandato participativo, caso seja eleito à Presidência da República. Afirmou que o eleitor deve participar ativamente da gestão e que é possível discutir “combate à corrupção enquanto se dá comida a quem tem fome”.

Sobre o meio ambiente, o pré-candidato afirmou que a preservação seria muito mais fácil e efetiva se o foco fosse colocado em políticas sociais para melhorar as condições de vida das pessoas.

Carreira política

André Janones nasceu em Ituiutaba, no triângulo mineiro, e é advogado. Exerce o primeiro mandato na Câmara como deputado federal. Em 2016, ele se candidatou à prefeitura da cidade em que nasceu, mas foi derrotado.

Em 2018, foi eleito deputado federal pelo Avante como o terceiro parlamentar mais votado de Minas Gerais, com 178.660 votos. Em 2019, foi alvo de um processo no Conselho de Ética da Câmara por ter mencionado que havia bandidos entre os parlamentares.

Ele responde a um processo cível na Justiça de Minas Gerais por ter postado no Facebook um vídeo com críticas ao chefe de gabinete do então prefeito de Capelinha (MG), o qual chamou de “estelionatário” e “nepotista”.

Em 2021, André Janones tentou, em candidatura avulsa, ser presidente da Câmara dos Deputados. Ele ficou em sexto lugar, com três votos.

Da redação do Portal com informações do G1