Declaração

Vídeo: Boris casoy afirma que o PT e lula não quer liberdade de imprensa e deseja censurar o conteúdo da mídia no Brasil

O jornalista Boris Casoy, recém contratado da CNN Brasil para o quadro ‘Liberdade de Opinião’, falou sobre declarações feitas pela presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, deputada Gleisi Hoffmann, em relação a regulamentação da mídia. Para o comentarista, o “PT  não tem o menor escrúpulo com a liberdade de imprensa”.

Boris fez questão de destacar que durante os quatros governos do PT, nunca houve tentativa de resolver essa questão.

“(Gleisi) está tentando consertar as declarações do ex-presidente Lula. O PT teve quatro governos e, durante estes quatro governos, nunca tentou resolver as questões (…) dentro do aspecto constitucional (…) Realmente eles tentaram controlar, através de lei, o conteúdo”, apontou.

Confira vídeo: 

Na sequência, Boris disse que o partido é autoritário e, por consequência, não deseja a liberdade de imprensa no país.

“O que o PT quer é controlar o conteúdo. Qual o modelo que o PT gosta? Gosta da China, gostava da Alemanha Oriental, ele elogia Cuba dizendo que tem democracia. Diz que tem democracia na Venezuela (…) Eles chama de democratização dos meios de comunicação, mas o que eles querem é controlar. O PT, que é autoritário, não quer liberdade de imprensa, porque liberdade de imprensa incomoda”, destacou.

Por fim, o jornalista lembrou que quando trabalhava na TV Record, testemunhou algumas tentativas do partido em censurar a imprensa.

“Eu trabalhava na rede Record e fui alvo das investidas do PT contra a liberdade de imprensa. Eles cortaram publicidade do Banco do Brasil e disseram que cortaram em uma reunião onde estavam representantes da área publicitária de todas as emissoras, ou de quase todas as emissoras. Então são várias as ameaças que nós recebemos. Cada manifestação que eu fazia tratando da questão de Celso Daniel, os bispos da Record recebiam uma advertência. O PT não tem o menor escrúpulo com a liberdade de imprensa. É autoritário e totalitário. Esse é o temor que os jornalistas devem ter. Eles querem sim dominar o conteúdo”, disse Boris.

Entenda 

Integrantes do Partido dos Trabalhadores, incluindo o ex-presidente Lula, têm levantado a bandeira de regulamentação dos meios de comunicação.

O ex-presidente já se posicionou várias vezes que vai implementar a medida, caso retorne ao poder. “Vamos ter que regulamentar as redes sociais, regular a internet, colocar um parâmetro”, garantiu.

Já a deputada Gleisi Hoffmann afirma que o Brasil “precisa modernizar o marco legal das concessões de rádio e TV e dos meios digitais para democratizar o acesso à informação”.