Pandemia

Governo de Pernambuco decide manter aulas presenciais nas escolas públicas estaduais

As escolas públicas estaduais de Pernambuco vão manter as aulas presenciais,  previstas para o próximo dia 3 de fevereiro. É o que recomendou o Governo, na quarta-feira, 26 de janeiro, através da Secretaria Estadual de Educação, que adotará o protocolo usado em 2021. O estado disse, no entanto, que existe a possibilidade de realização de atividades pela internet.

Na rede particular, a retomada das atividades ocorre no dia 1º do mesmo mês.

Veja também:
>>>Governo de Pernambuco prorroga atuais medidas restritivas até o dia 15 de fevereiro; após essa data novas orientações serão apresentadas

Pelo menos três cidades anunciaram o adiamento da volta às aulas por causa da Covid-19 e da alta de gripe. São elas: Paulista e Ipojuca, no Grande Recife, e Carpina, na Mata Norte.

Por meio de nota, a Secretaria Estadual de Educação informou que as escolas deverão seguir os protocolos de biossegurança contra a Covid-19. No entanto, não haverá exigência de “passaporte vacinal” para receber os estudantes.

A secretaria explicou que a recomendação é realizar essencialmente atividades presenciais. Em casos de estudantes com doenças pré-existentes, por exemplo, os pais ou responsáveis podem solicitar o apoio da instituição para a adoção do sistema remoto.

“As unidades de ensino devem continuar atentas e vigilantes às medidas de proteção e prevenção com água e sabão para higienização das mãos, dispenser com álcool em gel 70% e uso obrigatório de máscara para todos no ambiente escolar”, afirma o governo.

Ainda na nota, o estado informou que as escolas deverão orientar os pais e responsáveis para que os estudantes que apresentarem sintomas gripais fiquem em casa e busquem orientação médica.

Em caso de teste positivo para Covid, é necessário que os responsáveis comuniquem à instituição de ensino. O estudante deve ficar em isolamento para evitar a proliferação do vírus.

Sobre o retorno dos estudantes e profissionais de educação que testaram positivo para Covid-19, serão adotadas as orientações do Comitê Estadual de Enfrentamento à Covid-19. O governo determina um prazo de dez dias de afastamento para casos sintomáticos e de sete dias para os assintomáticos.

Também de acordo com a secretaria, as instituições de ensino devem promover campanhas e ações de sensibilização com pais e responsáveis para a importância da vacinação.

Também devem ressaltar a importância das normas sanitárias e demais orientações do Comitê Estadual de Enfrentamento à Covid-19.

Da redação do Portal de Prefeitura com informações do Blog do Silva Lima.