Comunicado

Governo de Pernambuco convoca coletiva de imprensa e cresce expectativa sobre definição do Carnaval 2022 e festas privadas

O Governo de Pernambuco promove, às 11h desta quinta-feira, 27 de janeiro, uma coletiva de imprensa e cresce expectativa sobre definição do Carnaval 2022 e festas privadas. Atualmente se encontra em vigor medidas mais rígidas que foram estabelecidas desde o último dia 14 de janeiro e segue até o dia 31 deste mesmo mês. 

Na ocasião, será detalhada a atualização das informações sobre Covid-19 e Influenza, diante do cenário das doenças respiratórias em Pernambuco, referente aos novos números que não param de crescer.

Estarão presentes os secretários André Longo (Saúde), Rodrigo Novaes (Turismo e Lazer) e Gilberto Freyre Neto (Cultura), além do presidente da Fundarpe, Marcelo Canuto. 

A coletiva ocorre um dia após Pernambuco atingir um novo recorde em 2022 com 4.722 novos casos da Covid-19, conforme informou o boletim oficial da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), na quarta-feira, 26 de janeiro. Entre os confirmados, 54 (1%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 4.668 (99%) são leves. Agora, o Estado totaliza 677.307 casos confirmados da doença, sendo 55.814 graves e 621.493 leves.

Leia também:
Paulo Câmara anuncia novas restrições contra Covid-19 como redução de público em eventos e ampliação de exigência do passaporte da vacina

As atuais medidas do governo válidas desde o dia 31 de janeiro são as seguintes:

  • Desde a sexta-feira, 14 de janeiro é exigida a apresentação de passaporte vacinal para se ter acesso a serviços de alimentação, cinemas, teatros e museus.
  • Já os eventos podem funcionar a capacidade máxima reduzida para três mil pessoas e, além da exigência de comprovação de duas doses, é preciso apresentar um teste negativo para covid-19. 
  • Nos serviços de alimentação, exigência do passaporte vacinal com duas doses ou dose única para pessoas até os 54 anos de idade e, a partir dos 55, também o reforço.
  • A quantidade de pessoas por mesa não pode passar de 20. A medida é válida para restaurantes, bares e lanchonetes, inclusive de shoppings e centros comerciais.
  • Nos cinemas, teatros e museus, a regra do passaporte vacinal é a mesma dos serviços de alimentação. Também deve ser respeitado o distanciamento de 1 metro entre pessoas que não sejam do mesmo núcleo familiar.
  • Caso haja mais de 300 pessoas no ambiente, ainda será exigida a apresentação de um teste negativo para covid-19, sendo com 24 horas de antecedência para exames de antígeno e de 72 horas para exames de RT-PCR.