Falecimento

Olavo de Carvalho morre, aos 74 anos de idade; professor estava internado na Virgínia, nos Estados Unidos, onde morava

O filósofo e escritor Olavo de Carvalho morreu na segunda-feira, 24 de janeiro, aos 74 anos, nos Estados Unidos, onde vivia. A informação foi dada pela família nas redes sociais do escritor.

“Com grande pesar, a família do professor Olavo de Carvalho comunica sua morte na noite de 24 de janeiro, na região de Richmond, na Virgínia, onde se encontrava hospitalizado”.

Leia mais:
>>> Olavo de Carvalho vê “briga perdida” em 2022 e diz que Bolsonaro o usou: “Não existe direita. Existe bolsonarismo”

Natural de Campinas, São Paulo, ele deixa a esposa, Roxane, oito filhos e 18 netos. A causa da morte não foi divulgada. Recentemente, Olavo esteve internado em hospital no Brasil com problemas cardíacos.

No Twitter, o presidente Jair Bolsonaro lamentou a morte do escritor.

“Nos deixa hoje um dos maiores pensadores da história do país, o filósofo e professor Olavo Luiz Pimentel de Carvalho. Olavo foi gigante na luta pela liberdade e farol para milhões de brasileiros. Seu exemplo e seus ensinamentos nos marcarão para sempre”, afirmou.

Falta de alternativas

O escritor Olavo de Carvalho chegou a afirmar que só votaria no presidente Jair Bolsonaro (PL) nas eleições de 2022 “por falta de alternativas”. Olavo criticou o que considera falhas do chefe do Executivo na “luta anticomunista” e afirmou que mais um mandato não ajudaria a ala ideológica.

“Se alguém acha que eleger o Bolsonaro uma segunda vez vai deter a ascensão comunista, por favor me explique por que exatamente o oposto aconteceu na primeira vez”, afirmou na terça-feira, 28 de dezembro, em seu perfil do Facebook.

Uma seguidora perguntou então quem ele sugeriria para a Presidência. O escritor respondeu:

“Vou votar no próprio Bolsonaro, por falta de alternativas.”

As críticas de Olavo continuaram nas redes:

“De luta anticomunista, o Bolsonaro não entende PORRA NENHUMA”, escreveu em seu perfil no Twitter. “Atacar a Globo em vez do Foro de São Paulo é, para usar a expressão bíblica, coar o mosquto e engolir o camelo.”