Declaração

Lula fala de retorno do Ministério da Cultura e criação de comitê: “Quem tiver medo de Cultura se prepare, porque ela vai vir mais forte"

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou durante entrevista coletiva para a Fórum e a mídia independente, na última quarta-feira, 19 de janeiro, que, se acaso vencer a eleição de 2022, não só vai retornar com o ministério da Cultura, como vai criar um comitê de Cultura.

“Esse país só será soberano, democrático e respeitado quando todo mundo tiver acesso aos bens que ele ajuda a produzir. Quando todo mundo puder estudar, puder comer, ter acesso à Cultura”, afirmou Lula.

Medo da Cultura

O petista afirmou que o atual governo do presidente Jair Bolsonaro tem “medo da Cultura” e acabaram o ministério.

“Aliás, eles têm tanto medo da Cultura que acabaram com o ministério. Pois eu vou criar, vou fazer uma conferência de Cultura e vou criar um comitê de Cultura. Não vai ter mais só um ministro de Cultura, é um comitê de Cultura. Pra gente dizer pra eles que a Cultura vai ajudar a construir esse país mais democrático”, disse.

https://www.instagram.com/p/CZEtKL-JDWP/

Ao final, Lula sentenciou: “então, quem tiver medo de Cultura se prepare, porque vai funcionar mais forte no próximo governo”.

Ver mais:

>> Lula chama Sergio Moro de “canalha” e ex-juiz rebate: “Você será derrotado”

Bolsonaro transfere Secretaria de Cultura para Ministério do Turismo

Em novembro de 2019, o presidente Jair Bolsonaro transferiu a Secretaria Especial de Cultura do Ministério da Cidadania para o Ministério do Turismo, comandada por Marcelo Álvaro Antônio.

De acordo com o ministério, nos últimos anos, a cultura no Brasil “passou por uma pauta extensa, permeada por muitas controvérsias” e que, em comum acordo, o governo federal decidiu fazer a mudança na secretaria publicada nesta quinta.

“A troca reforça o papel da Cultura como um dos eixos fundamentais do desenvolvimento econômico do país, dada a grande demanda que a pasta exige para cumprir seus objetivos”, finaliza o Ministério da Cidadania.