Alerta

Beneficiários do INSS poderão ter pagamentos bloqueados a partir de fevereiro; saiba como evitar

Os beneficiários do INSS que não realizarem a prova de vida do ano passado correm o risco de ter o benefício bloqueado, suspenso ou até mesmo cancelado a partir de fevereiro deste ano. A atualização é necessária para confirmar que os beneficiários estão vivos, garantir que os pagamentos continuem sendo feitos e também evitar fraudes.

A obrigatoriedade estava suspensa devido à pandemia da Covid-19, mas, em 31 de dezembro de 2021, voltou a valer. De acordo com o calendário estabelecido pelo INSS – vai de 28 de fevereiro até 30 de junho de 2022. Hoje, há cerca de 3,3 milhões de beneficiários no país com pendência de atualização.

Quem possui biometria facial cadastrada do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) ou Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pode acessar o aplicativo Meu INSS e inserir as informações. No caso de cancelamento, o segurado terá que ligar para a central 135 e agendar o serviço de reativação de benefício.

Ver mais:

>> INSS suspende temporariamente a realização das perícias médicas para segurados que recebem benefício por incapacidade temporária

Fim da obrigatoriedade

Um projeto de autoria do deputado Pompeo de Mattos (PDT), tramita na Câmara dos Deputados um projeto de lei (nº 2696/21) para acabar com a necessidade de o beneficiário fazer essa comprovação junto ao INSS.

O texto ainda será apreciado pelo Senado e, caso seja aprovado, segue para a sanção da Presidência da República.