Selecionados

PSOL define nomes de pré-candidatos ao Governo de Pernambuco e ao Senado nas eleições de outubro

O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) realizou neste sábado, 22 de janeiro, a Conferência Eleitoral que escolheu o nome de João Arnaldo com apoio de 73% dos participantes, para a disputa do Governo de Pernambuco e Eugenia Lima, por unanimidade, para o Senado Federal.

O processo de escolha contou com ampla participação da militância do partido desde dezembro de 2021, através da realização de quatro debates que abordaram conjuntura política, saúde, educação, moradia, soberania alimentar, economia, entre outros diversos temas importantes para construção de uma alternativa popular de esquerda para o nosso estado e país.

Veja também:
>>>Vereador do PSOL no Recife quer acabar com o Dia dos Pais e das Mães no Recife em creches e escolas

“A Conferência Eleitoral, composta por todas as forças que fazem o partido, fortalece a democracia partidária e representa a instância legítima para conduzir esta etapa do futuro processo eleitoral. Foram 100 conferencistas, respeitando a correlação de forças presente no PSOL, de acordo com o 7º Congresso, realizado no segundo semestre do último ano”, diz o partido.

https://www.instagram.com/p/CZCkyQCrfa_/

Na ocasião, também foi apresentado o pré-programa resultante dos debates programáticos que será fortalecido e aprofundado a partir de agora.

João Arnaldo é natural de Salgueiro, sertão pernambucano. Advogado, pós-graduado em direito administrativo, mestre em desenvolvimento e meio ambiente, doutorando em direito ambiental e sustentabilidade, representou o PSOL como candidato a vice-prefeito do Recife na eleição de 2020.

João Arnaldo tem histórico profissional de luta por direitos sociais e atuação na advocacia popular. Foi o primeiro articulador da RENAP (Rede Nacional de Advogados e Advogadas Populares) em Pernambuco, superintendente do IBAMA, secretário executivo de articulação e desenvolvimento regional e da Diretoria de Ações Socioambientais e Consolidação Territorial do ICMBio.

Eugênia Lima é natural de Olinda, bacharela em direito, especialista em gestão pública e mestra em planejamento urbano. Começou a atuação política no movimento estudantil, quando foi a primeira mulher eleita presidenta do Diretório Acadêmico de Direito da Unicap. Participou ativamente do movimento contra a camarotização do carnaval de Olinda e em defesa da cultura popular.

Foi fundadora d’As Conxitas’, grupo percussivo só de mulheres. Eugênia também foi coordenadora de Políticas Públicas de Olinda, entre 2004 e 2008. Em 2016, na primeira eleição, teve mais de dois mil votos para vereadora de Olinda, em 2018 mais de 100 mil votos para o senado, e em 2020 foi a oitava mais votada para Câmara Municipal de Olinda. Atualmente exerce a presidência do PSOL naquele município.

Da redação do Portal de Prefeitura com informações do PSOL Pernambuco.