Covid-19

Jaboatão dos Guararapes recebe ação de testagem rápida neste final de semana; saiba como e onde participar

Cumprindo o objetivo de garantir acesso à testagem gratuita da Covid-19 para a população, o Programa TestaPE terá ações no município do Jaboatão dos Guararapes, neste final de semana, no sábado, 22 de janeiro e domingo, 23 de janeiro. A iniciativa da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), que disponibilizará mil testes rápidos para estes dois dias, ocorre em parceria com a empresa Consórcio Conorte, que cede um ônibus para funcionar como unidade móvel para o posto de testagem volante.

“A ideia é reforçar a vigilância do novo coronavírus e ampliar ao máximo as testagens em diversos pontos para a detecção da Covid-19”, explica a secretária executiva de Vigilância em Saúde da SES, Patrícia Ismael.

Em Jaboatão, o ônibus de testagem  ficará no estacionamento do Hospital Memorial Jaboatāo, no bairro de Engenho Velho, localizado na Avenida General Manoel Rabelo, 126, Jaboatão. A ação ocorre neste final de semana, das 9h às 17h, por demanda espontânea sem a necessidade de agendamento. Serão disponibilizados 500 testes para cada dia.

“A parceria com o Conorte vai facilitar o acesso da população à testagem de forma gratuita. Acreditamos que com os pontos itinerantes conseguiremos ajudar a Secretaria de Saúde do Estado a acelerar o número de testagem no Grande Recife, além de criar alternativas aos atuais pontos fixos. Só unindo forças podemos reverter essa situação em que vivemos há quase dois anos. Estamos juntos com a Secretaria de Saúde de Pernambuco nesse novo desafio”, disse Diego Benevides, gerente institucional do Conorte.

Leia também:
>>
Pernambuco amplia vigilância contra a Covid-19 com abertura de dois novos centros de testagem

Centros de Testagem

Atualmente, Pernambuco conta com seis centros de testagem geridos pela SES-PE, que oferecem exames rápidos de antígeno. São eles: Cefospe, na Boa Vista (funciona por agendamento pelo Atende em Casa, de domingo a domingo, das 8h às 17h); Seduc, na Várzea (funciona por agendamento pelo Atende em Casa ou por demanda espontânea, de segunda a sexta, das 8h às 17h); Geraldão, na Imbiribeira (funciona por demanda espontânea, de domingo a domingo, das 8h às 17h), além dos pontos no TIP, na Várzea (funciona por demanda espontânea, de domingo a domingo, das 8h às 18h); Fusam, no bairro da Boa Vista (funciona por demanda espontânea, de domingo a domingo, das 8h às 17h) e Aeroporto, na Imbiribeira (que funciona por demanda espontânea, exclusivo para passageiros em desembarque e funcionários, de domingo a domingo, das 8h às 17h).

Nesta semana, o Governo de Pernambuco anunciou a abertura de mais dois novos centros de testagem contra a Covid-19. As unidades, sob gestão estadual, têm previsão de abertura ainda para este mês de janeiro e funcionarão no Parque Dona Lindu, no Recife, e no Centro de Convenções, em Olinda.

Da redação do Portal com informações do Governo de Pernambuco