Descaso

Vídeo: mais uma vez água de esgoto escorrer com mau cheiro na praia de Porto de Galinhas e moradores cobram providência da prefeita Célia Sales

Um vídeo divulgado nas redes sociais, na segunda-feira, 18 de janeiro, mostra o momento em que se acumula despejos de esgoto na praia de Porto de Galinhas, em Ipojuca, Litoral Sul de Pernambuco.

O local é considerado um dos balneários mais bonitos do Brasil e também um dos pontos turísticos mais visitados do Estado, porém vem sofrendo com a falta de infraestrutura e poluição ambiental, que segundo a população, são consequências da falta de investimentos e de fiscalização por parte da Prefeitura de Ipojuca, atualmente conduzida pela prefeita Célia Sales (PTB).

Veja também:
>>>Prefeitura de Ipojuca não fiscaliza obras e entulhos largados em ruas provocam alagamentos em dias de chuva

Nas imagens do vídeo, é possível ver o momento em que um homem, que possivelmente trabalha na praia, está com uma enxada abrindo caminho na areia para que a água suja do esgoto possa escorrer em direção ao mar, ao lado de turistas. Segundo as pessoas que estão no local, aquele seria um ambiente de escoamento de águas fluviais, ou seja, oriundas da chuva.

Confira o vídeo: 

Os moradores denunciam ainda que a situação seria proveniente de construções desordenadas na Vila de Porto de Galinhas, que estariam colocando as tubulações clandestinas no local.

“Pra quem achava que ele liberava apenas água de chuva está totalmente enganado. Olha o esgoto sendo liberado a céu aberto na praia pra todo mundo ver”, relatou uma das páginas na internet.

O esgoto fica localizado próximo ao letreiro com o nome de Porto de Galinhas, na Praça das Esculturas, um dos ambientes mais badalados do destino.

Problemas recorrentes 

Denuncias quanto a falta de infraestrutura e o descaso da gestão em Porto de Galinhas são antigas. A mesma situação aconteceu no inicio do ano passado. Enquanto turistas e comerciantes estavam na praia, uma grande quantidade de água suja e com mau cheiro correu a céu aberto em direção ao mar.

Na época, a prefeitura de Ipojuca foi multada em R$ 20 mil pela Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) após esgoto sem tratamento ter sido lançado na areia da praia.

Audiência pública alertou para risco de destruição irreversível no litoral de Ipojuca

Diante de todo descaso em Ipojuca, a Comissão de Meio Ambiente da Alepe reuniu representantes da sociedade civil e do Poder Público, também no ano passado, para discutir os impactos de grandes empreendimentos e invasões irregulares em áreas protegidas da costa.

Durante a reunião pública, problemas como recorde de incêndios entre 2020 e 2021, obras em áreas de preservação nas praias e em estuários do Rio Maracaípe, ocupações habitacionais irregulares no mangue e maus-tratos a animais foram abordados.