Vacinação

Em Paulista, primeira criança com comorbidades se vacina contra Covid-19; confira polos de imunização

A Prefeitura da Cidade do Paulista deu início na segunda-feira, 17 de janeiro, à vacinação infantil contra a Covid-19. Maria Luiza, 8 anos, foi a primeira criança a receber a aplicação no município dentro da faixa etária liberada.

A mãe de Maria Luiza, Thammy Ferreira, e o pai Francisco Mendonça mostraram muita alegria ao registrar a imunização da filha neste momento em que os casos da doença estão em alta. Agora, eles se sentem mais seguros, pois a filha era a única da família que ainda não tinha sido vacinada.

Nesta primeira etapa, estão sendo imunizadas as crianças de 5 a 11 anos com doenças neurológicas crônicas e com distúrbios do desenvolvimento neurológico, com prioridade para Síndrome de Down e Autismo. Os pais ou responsáveis precisam apresentar laudo médico no momento da aplicação.

A contraindicação vacinal existe apenas para crianças que possuam reação alérgica grave (anafilaxia) para qualquer um dos componentes do imunizante. Não há exigência de prescrição médica.

Leia mais:
>>> Prefeito Yves Ribeiro assina ordem de serviço para duplicação do terceiro trecho da PE-01, em Paulista, com investimento de R$ 14 milhões

A imunização ocorre de segunda a sábado , das 9h às 16h, sem agendamento, sendo necessário apenas ir a qualquer um dos polos disponíveis e levar comprovante de residência. O governo municipal disponibiliza três polos exclusivos para a vacinação infantil: Faculdade de Saúde de Paulista (Fasup), no Janga, Colégio Firmino da Veiga, no Centro, e no Colégio Paroquial Nossa Senhora de Fátima, em Paratibe.

Para facilitar o registro da dose aplicada, é importante estar munido de documento de identificação com foto ou cartão SUS, CPF ou Registro de Nascimento, além de comprovante de residência. Devem ser apresentadas as documentações da criança e também do adulto.

Orientação aos pais

A vacina para crianças de 5 a 11 anos tem dosagem e composição diferente daquela utilizada para os maiores de 12 anos. A tampa do frasco – Comirnaty (Pfizer/Wyeth) – deve estar na cor laranja. Essa diferenciação ajuda na identificação pelas equipes de vacinação e também pelos pais, mães e cuidadores que levarão as crianças para serem vacinadas.

O grupo em questão receberá duas doses de 0,2 mL (equivalente a 10 microgramas), com pelo menos 56 dias (08 semanas) de intervalo.

Por precaução, a vacina contra a Covid-19 não deve ser administrada simultaneamente a outras vacinas do calendário infantil, sendo recomendado um intervalo mínimo de 15 dias.

Os pais, mães ou responsáveis devem estar presentes manifestando sua concordância com a vacinação. Em caso de ausência dos pais ou responsáveis, a vacinação deverá ser autorizada por um termo de assentimento por escrito.

Confira os Polos de vacinação:

De segunda-feira (17) a sábado (22) – 9h às 16h

  • Centro de Paulista: Colégio Firmino da Veiga. Rua Travessa do Sabugi, s/n.
  • Paratibe: Colégio Paroquial Nossa Senhora de Fátima. Rua Henrique Dias, nº 85.
  • Janga: Faculdade de Saúde de Paulista (Fasup). Avenida Dr. Cláudio José Gueiros Leite, 3580, no Janga.

Da redação do Portal com informações da Prefeitura de Paulista