Agilidade

Programa Vacina Mais Pernambuco em parceria com a Opas já aplicou mais de 11 mil doses de imunizantes contra a Covid-19 em um mês

Em um mês, o Vacina Mais Pernambuco, programa realizado pelo Governo do Estado em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) com o objetivo de acelerar a vacinação contra a Covid-19, já percorreu áreas remotas de nove municípios e aplicou mais de 11 mil doses dos imunizantes contra o novo coronavírus. Das 11.696 doses já aplicadas, 1.360 foram primeiras doses; 3.145 foram segundas doses e 7.191 doses de reforço.

As cidades já visitadas – Água Preta, Catende, Escada, Gameleira, Joaquim Nabuco, Quipapá, Ribeirão, São Benedito do Sul e São José da Coroa Grande – pertencem à III Gerência Regional de Saúde (Geres), região com o maior número de cidades que precisam de atenção para as coberturas vacinais. O objetivo das equipes itinerantes, formadas por vacinadores e registradores equipados com tablets, é vacinar pessoas que enfrentam maior desafio para realizarem a imunização por residirem em áreas rurais e de difícil acesso.

Este foi o caso de Eunice Maria da Silva, 45 anos, moradora de São José da Coroa Grande, no litoral sul de Pernambuco, que tomou a primeira dose da vacina apenas no final de dezembro. “Eu estava insegura e com medo de tomar a vacina, mas a equipe me explicou a importância de estar protegida. Por muito tempo, eu não quis ser imunizada e não procurei nenhum posto de saúde também por morar longe. Mas agora vou esperar o tempo certo para tomar a segunda dose e completar a minha vacinação porque eu não quero adoecer”, disse Eunice Maria.

“Já percebemos um avanço significativo nas taxas de cobertura no que se refere ao esquema vacinal completo nessas nove cidades. É certo que a vacinação nessas populações e locais remotos trouxe grande impacto. A cobertura média das pessoas que haviam tomado as duas doses da vacina ou a dose única, nesses municípios, saiu de 46% para mais de 62%”, avalia a superintendente de Imunizações do Estado, Ana Catarina de Melo.

Leia também:
>>
Pernambuco conquista 1° lugar em ações de enfrentamento ao trabalho infantil realizadas em 2021, revela Ministério da Cidadania

Antes do Vacina Mais Pernambuco, a cidade de Escada, por exemplo, apresentava uma cobertura de 48% da população completamente vacinada. Hoje, este número alcança a marca de 73%, representando um aumento de 52%. Já em Joaquim Nabuco os percentuais do esquema vacinal completo saíram de 48,1% para 73,2% (aumento de 52%); em Catende de 46,1% para 64,7% (aumento de 40,3%); em São José da Coroa Grande de 45,3% para 62,3% (aumento de 37,5%); em Gameleira de 45,2% para 62,7% (aumento de 38,7%); em Quipapá de 49,8% para 63,3% (aumento de 27,1%); em Ribeirão de 49,6% para 62,4% (aumento de 25,8%); em Água Preta de 46,2% para 56,9% (aumento de 23,1%); e São Benedito do Sul de 38,6% para 46,6% (aumento de 20,7%).

https://www.instagram.com/p/CY1xjVflw54/?utm_source=ig_web_copy_link

Nos próximos 10 dias, as equipes vão continuar realizando o trabalho de varredura vacinal, com visita casa a casa nos municípios da Mata Sul, em seguida vão visitar cidades do Agreste e da Região Metropolitana. Para elencar os municípios a receberem os profissionais, foram feitas análises dos sistemas de informações de vacinados e também mapeados os locais com situação epidemiológica de risco ou com maior número de indivíduos não vacinados.

“Estamos alcançando o nosso objetivo que é percorrer os locais mais distantes e com os indicadores mais baixos de vacinação contra a Covid-19 para auxiliar a população, que por motivos variados, ainda não se vacinou. Com o esforço constante das nossas equipes de vacinadores, junto à atuação dos agentes comunitários de saúde, estaremos pelos próximos meses realizando a busca ativa de pessoas não vacinadas, ou que estão em atraso na segunda dose, ou dose de reforço” disse Ana Catarina.

Da redação do Portal de Prefeitura com informações do Governo de Pernambuco.