Bastidores

PSB se reúne com o PSD, PCdoB, MDB e Republicanos nesta segunda (17) para tratar das eleições de outubro em Pernambuco 

Nesta segunda-feira, 17 de janeiro, o Partido Socialista inicia conversas com aliados através do governador Paulo Câmara (PSB), após ter adiado as agendas previstas para a última quarta-feira, 13 de janeiro, já que o chefe do executivo estava com sintomas de gripe e preferiu se submeter a exames, cujo resultado foi negativo para Covid-19, segundo informações da colunista Renata Bezerra de Melo, da Folha de Pernambuco.

As reuniões devem acontecer com os principais dirigentes estaduais que compõem a Frente Popular. Na lista está André de Paula do PSD, Raul Henry do MDB e Silvio Costa Filho do Republicanos.

Veja também:
>>>João Campos diz que o PSB “não precisa necessariamente” de federalização com o PT, mas defende aliança nacional com o partido

De acordo com informações, devem ser ouvidos também por Paulo Câmara outros aliados, para definir quem será o candidato à sua sucessão, como o líder do PCdoB na Câmara Federal, Renildo Calheiros.

A colunista diz que há entre os correligionários, uma expectativa de que Paulo aproveite os encontros para comunicar que ficará no cargo de governador até o fim de seu mandato, portanto, sem se desincompatibilizar e encarregado da missão, consequentemente, de coordenar o processo de sua sucessão.

PT mirando o Palácio

O senador Humberto Costa (PT-PE) disse à Fórum que o PT, apesar da aliança que mantém com o PSB em Pernambuco, tem legitimidade para lançar seu nome ao governo do estado. “Nossa pré-candidatura é para valer“, afirmou.

O PT pernambucano aprovou a pré-candidatura de Humberto Costa ao Palácio do Campo das Princesas por ampla maioria e o nome do senador tem o apoio do ex-presidente Lula. O PSB, no entanto, tenta convencer o PT a abrir mão de candidaturas em alguns estados para apoiar Lula na corrida pela presidência.

Entre esses estados, estão São Paulo, onde o PSB tenta filiar Geraldo Alckmin e emplacá-lo como vice de Lula, na expectativa de que Fernando Haddad retire sua pré-candidatura para apoiar Márcio França, e Pernambuco.

Em seu segundo mandato, o governador pernambucano, Paulo Câmara (PSB), deve ser candidato ao Senado e o nome mais cotado dentro de seu partido para concorrer à sucessão é o do ex-prefeito de Recife, Geraldo Júlio. Ainda não há, entretanto, uma definição sobre o tema.