Segurança

Após nove anos, Recife anuncia novo comando da Guarda Civil Municipal composto pela primeira vez por uma mulher

Um novo comando foi anunciado para a Guarda Civil Municipal do Recife (GCMR), na tarde da quinta-feira, 16 de janeiro, na Prefeitura do Recife, pelo prefeito João Campos e o secretário de Segurança Cidadã, Murilo Cavalcanti. Após nove anos, a Guarda Civil passará a um novo comando com o inspetor Cláudio Luiz Gomes, 52 anos. E pela primeira vez na história da cidade, o subcomando será assumido por uma mulher, a inspetora Dione Pereira, 54 anos. A Guarda Municipal tem 129 anos de existência, e é a mais antiga do Brasil.

“Hoje o prefeito do Recife João Campos assinou a portaria que formaliza o novo comandante e a subcomandante do Recife. Dentro do critério de paridade de gênero, essa é a primeira vez na história da cidade que uma mulher assume o subcomando da Guarda, a inspetora Dione. O comandante e a subcomandante, a partir de hoje, assumem definitivamente a liderança da Guarda Civil Municipal do Recife; e com isso a gente espera que possam dar continuidade ao que já vem sendo feito e lançar um novo horizonte para a cidade, promovendo um ambiente mais seguro, mais equitativo, em que as pessoas possam se apropriar do espaço público”, declarou o secretário de Segurança Cidadã do Recife, Murilo Cavalcanti.

Veja também:
>>>João Campos promete realizar Carnaval entre maio e setembro: ‘não cancelamos, nós suspendemos’

Quando fizeram o mesmo concurso para Guarda Civil Municipal do Recife, em abril de 1992, Cláudio Luiz Gomes e Dione Pereira, não imaginavam que quase 30 anos depois, eles estariam juntos ocupando os dois principais cargos de comando da Guarda Municipal da cidade. Hoje comandante, Cláudio rememora a trajetória de vida funcional.

“Quando chegamos a Guarda tinha ainda poucos agentes, de lá pra cá, os desafios foram muitos, tivemos muitos avanços. Trabalhávamos em outras condições e hoje temos equipamentos melhores para atender as demandas da cidade. Desafios foram superados um a um, com muito trabalho e aprendizado, inclusive sob a direção do ex-comandante Marcílio Domingos. Daqui pra frente, nosso objetivo é dar continuidade ao trabalho que foi iniciado com lealdade, profissionalismo, comprometimento e responsabilidade, para prestar um serviço de mais qualidade, aproximando cada vez mais a instituição da sociedade”, destacou o novo comandante da GCMR, Cláudio Luiz Gomes.

A Guarda Civil Municipal do Recife foi fundada em 22 de fevereiro de 1893. A instituição é a mais antiga do país. A corporação tem como missão resguardar o patrimônio e os equipamentos públicos da cidade, como parques, praças, museus, entre outros. Além da guarda patrimonial, atua também na Brigada Ambiental (ligada à Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade) e na fiscalização do trânsito (CTTU).

Sendo a primeira mulher a assumir a função de subcomandante, Dione Pereira, 54 anos,  vê a oportunidade como um momento de empoderamento feminino e negro.

“Assumir pela primeira vez na história um cargo de subcomandante, para mim é muito importante, porque até hoje essa função nunca foi exercida por alguma mulher. Estou tendo esse privilégio que pra mim é muito gratificante. A partir disso, com certeza, vai haver um fortalecimento por parte das mulheres e também dos homens, que também se sentirão privilegiados por terem uma mulher à frente da corporação”, compartilhou a nova subcomandante.

Há oito anos como coordenadora da Brigada Maria da Penha, a subcomandante destaca o antigo cargo como algo que marcou a sua trajetória profissional.

“Lá exerci meu papel com muita lealdade e transparência e saber que conseguimos atingir o objetivo de ajudar muitas mulheres que eram vítimas de violência, me deixa muito realizada e com sentimento de missão cumprida. Hoje as mulheres podem dizer que têm uma proteção na Guarda Municipal da cidade”, contou.

Comandante Cláudio Luiz Gomes – É membro da Guarda Civil Municipal do Recife desde 1993, somando 29 anos de serviço à cidade. Em 2013, assumiu a função de chefe de permanência com atuação na coordenação de diversas atividades operacionais da GCM. Em janeiro de 2016, a convite do Comandante da Guarda Municipal Marcílio Domingos, assumiu o Cargo de Gerente de Operações, desempenhando atividades estratégicas de planejamento e coordenação de diversas ações da Guarda Civil Municipal. Em agosto de 2017, assumiu o Cargo de subcomandante da Guarda Civil Municipal do Recife, onde auxiliou o comandante da instituição nas principais decisões, assumindo a função de comandante em suas ausências, quando necessário. Depois de quase nove anos na equipe do comando, Cláudio Luiz Gomes assume o cargo de comandante da instituição, neste ano de 2022.

Subcomandante Dione Pereira – Faz parte do quadro da Guarda Civil Municipal do Recife desde 1994. Dentro da instituição, já assumiu a função de subinspetora auxiliar dos chefes de permanência. Assim como a chefia de permanência, momento no qual passou a ser inspetora da instituição. Em 2018, a convite do comandante da Guarda Municipal da cidade, assumiu a coordenação da Brigada Maria da Penha, equipamento para a proteção das mulheres vítimas de violência no Recife. O serviço é voltado para o acompanhamento das mulheres atendidas no Centro Clarice Lispector que solicitaram medidas protetivas. Depois de quase dez anos na função, a inspetora assume o subcomando da Guarda Civil Municipal do Recife.

Da redação do Portal de Prefeitura com informações da Prefeitura do Recife.