Provocação

"A praga Bolsonaro precisa ser extirpada do Brasil", diz nova capa da revista IstoÉ

A revista IstoÉ voltou a “atacar” o presidente Jair Bolsonaro em sua mais nova edição. A capa, divulgada pelo periódico na sexta-feira, 14 de janeiro, afirma que “a praga Bolsonaro precisa ser extirpada do Brasil”.

A capa foi denunciada pelo deputado federal Carlos Jordy (PSL-RJ) em suas redes sociais.

Para o parlamentar, a revista assumiu uma “posição política”.

“Custei a acreditar que fosse verdade, mas é real. O blog auto-entitulado revista “IstoÉ” colocou como sua foto de capa um ataque ao presidente Bolsonaro o chamando de praga que precisa ser extirpada. Isso é jornalismo? Isso é um veículo de informação? Assumindo claramente uma posição política atacando um Presidente da República? Sabe por que fazem isso? Porque Bolsonaro é um democrata que respeita até mesmo a liberdade de expressão de um lixo de blog como esse que faz um desserviço à sociedade”, apontou.

Leia mais:
>>> União pede direito de resposta e recriação de capa da IstoÉ, após revista comparar Bolsonaro a Hitler

Istoé compara Bolsonaro à Hitler

A revista IstoÉ fez uma comparação entre o presidente Jair Bolsonaro e o ditador Adolf Hitler, líder da Alemanha nazista na 1ª metade do século XX. A reportagem publicada no dia 15 de outubro, descreveu a gestão da pandemia como uma “catástrofe” perpetrada por Bolsonaro e “seus asseclas”, além de afirmar que o presidente defendeu a eugenia, em referência a declarações sobre a morte de “velhos”.

Na reportagem, a IstoÉ publicou uma montagem em que o rosto de Bolsonaro aparece no corpo de Hitler, durante um discurso do nazista. Na edição impressa nº 2.700, a capa da revista vem estampada com uma foto de Bolsonaro e a palavra “genocida” abaixo do nariz do presidente, simulando o bigode que Hitler usava. A revista também escreveu abaixo da imagem: “As práticas abomináveis do mercador da morte”.

Da reação do Portal com informações do Pleno News