Declaração

Vídeo: Ministro Queiroga revela que maioria dos internados por Covid-19 em UTI não são vacinados

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga afirmou na última quinta-feira, 13 de janeiro, que a maior parte dos pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) por conta da Covid-19 não se vacinaram contra o coronavírus. Ele também lembrou que a nova cepa é menos agressiva “para aqueles que são vacinados”.

“Apesar de a ciência não ter nos dado todas as respostas sobre a eficácia das vacinas em relação à ômicron, aqueles que se internam nos hospitais e UTIs, a maioria são indivíduos não vacinados”, destacou o ministro Marcelo Queiroga.

Assista vídeo: 

https://www.instagram.com/p/CYts7yqh1hO/?utm_medium=copy_link

Veja também:
>>>Anvisa confirma segundo caso de ‘superfungo’ no Recife; paciente estava isolada no Hospital da Restauração desde o início do mês

Queiroga também fez questão de lembrar da imunização dos adultos: “Estamos falando de vacinas infantis, mas é necessário reafirmar a orientação para aqueles que não tomaram a segunda dose e que não tomaram a dose de reforço de que procurem a sala de vacinação”.

Por outro lado, o presidente Jair Bolsonaro disse na quarta-feira, 12 de janeiro, que a imunidade de rebanho está salvando o Brasil da Covid-19.

Em entrevista ao site Gazeta Brasil, Bolsonaro disse que a economia não aguenta novas medidas restritivas e que o país “vai quebrar” se houver a decretação por parte de executivos regionais de novas restrições.

“Agora, eles (governadores) estão jogando uma cartada final nessa questão, como se fossem os salvadores da pátria, querem fechar agora porque, no nosso entendimento, o que está mais salvando no Brasil é a imunidade de rebanho”, disse ele, ao citar o exemplo pessoal de que não vacinou e está “muito bem”.

O presidente disse que muitas doenças atualmente matam muito mais do que Covid e não há a mesma preocupação.

“A imunidade de rebanho é uma realidade, a pessoa que se imuniza com o vírus tem muito mais anticorpos que aquela que se imuniza com a vacina”, afirmou ele.