Imunizantes

Pfizer antecipa para este domingo (16), a entrega de mais 1,2 milhão de doses da vacina contra Covid-19 destinada a crianças de 5 a 11 anos

O secretário executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Cruz, disse nesta sexta-feira, 14 de janeiro, por meio de sua conta no Twitter, que a Pfizer antecipou para o domingo (16) a entrega de mais 1,2 milhão de doses da vacina pediátrica contra a Covid-19, que integram a segunda remessa do imunizante voltado a crianças com idade entre 3 e 11 anos.

“E a nossa sexta-feira começa com uma ótima notícia. A segunda remessa de doses da vacina pediátrica da Pfizer foi antecipada para o dia 16/01, serão mais 1,2 milhão de doses. E fechando o mês de janeiro, no dia 27/01 serão mais 1,8 milhão de doses. Vamos em frente”, escreveu.

A primeira remessa de doses da vacina foi descarregada na madrugada do dia 13 no Aeroporto de Viracopos, em Campinas, no estado de São Paulo. A previsão é que o Brasil receba em janeiro 4,3 milhões de doses da vacina.

Leia mais:
>>> “Minha filha não vai se vacinar, vou deixar bem claro”, diz Bolsonaro sobre imunizante da Pfizer para crianças de 5 a 11 anos

Segundo o Ministério da Saúde, neste primeiro trimestre devem chegar ao Brasil quase 20 milhões de doses pediátricas, destinadas ao público-alvo de 20,5 milhões de crianças. Em fevereiro, a previsão é que sejam entregues mais 7,2 milhões, e em março, 8,4 milhões.

Na semana passada, o ministério anunciou a inclusão dos imunizantes pediátricos no plano de operacionalização do Programa Nacional de Imunizações (PNI).

Segundo a pasta, as crianças devem ir aos postos de vacinação acompanhadas dos pais ou responsáveis ou levando uma autorização por escrito. O esquema vacinal será de duas doses, com intervalo de oito semanas entre as aplicações.

Primeira remessa

Chegaram ao Brasil, às 4h45 da quinta-feira, 13 de janeiro, as primeiras vacinas contra Covid-19 destinadas a crianças de 5 a 11 anos. Remessa com 1,2 milhão de doses do imunizante da Pfizer foi descarregada no Aeroporto de Viracopos, em Campinas (São Paulo).

O lote será distribuído a estados e municípios para iniciar a aplicação. A previsão é que o Brasil receba em janeiro um total de 4,3 milhões de doses da vacina. A remessa é a primeira de três que serão enviadas ao país.

Agência Brasil