Decreto

Novas medidas restritivas para conter o avanço da Covid-19 em Pernambuco começam a valer nesta sexta-feira (14); confira mudanças 

As novas medidas para conter o avanço da Covid-19 em Pernambuco definidas pelo Gabinete de Enfrentamento à Covid-19, na última segunda-feira, 10 de janeiro, já estão em vigor desde sexta-feira, 14 de janeiro, e segue até o próximo dia 31 também deste mês.

Uma das mudanças é a necessidade de apresentação de passaporte vacinal para se ter acesso a serviços de alimentação, cinemas, teatros e museus.

Já os eventos, passam a capacidade máxima para três mil pessoas e, além da exigência de comprovação de duas doses, é preciso apresentar um teste negativo para Covid-19.  A nova resolução ocorre diante do aumento de casos e solicitações de leitos para pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag).

Leia mais:
>>> Paulo Câmara anuncia novas restrições contra Covid-19 como redução de público em eventos e ampliação de exigência do passaporte da vacina

A comprovação de vacinação é de duas doses ou dose única para pessoas até 54 anos e de dose de reforço para pessoas acima de 55 anos. Nos eventos, além do passaporte vacinal é exigida a apresentação de teste negativo de Covid, sendo com 24 horas de antecedência para exames de antígeno e de 48 horas para exames de RT-PCR. O número máximo de frequentadores passou a ser de 50% da capacidade do espaço ou três mil pessoas em locais abertos e de mil pessoas, em locais fechados.

“A ocupação dos leitos de terapia intensiva no estado chegou a 85% nesta segunda-feira. Temos um problema duplo com uma epidemia de influenza dentro da pandemia de Covid. Temos feito nossa parte com a ampliação de leitos, mas apenas isso não será suficiente. Estamos ampliando a exigência do passaporte vacinal para salvar vidas e diminuir a quantidade de mais de 500 mil pernambucanos que não concluíram sua imunização”, afirmou o governador Paulo Câmara.

Da redação do Portal com informações do Governo de Pernambuco