Pretensões

João Campos promete realizar Carnaval entre maio e setembro: 'não cancelamos, nós suspendemos'

O prefeito do Recife, João Campos (PSB), voltou a falar sobre o desejo de fazer os festejos carnavalescos ainda este ano, mas em data ainda incerta. João também falou sobre os detalhes do auxílio de Carnaval, no Forte das Cinco Pontas.

“A gente não cancelou o Carnaval, como outras cidades. A gente suspendeu. Já temos toda a infra-estrutura pronta e contratada. Pode ser em maio, em junho, em agosto, em setembro, vamos ver o melhor cenário para a realização. Temos que manter a chama acesa. vamos sair mais fortes e o Carnaval é uma marca de nossa cidade”, afirmou.

De acordo com o gestor, o valor do auxílio de carnaval este ano chegou aos R$ 10 milhões, 100% financiados pelos cofres municipais, justamente para compromissar os artistas e as agremiações.

“Os artistas me dizem que querem trabalhar, eles não querem apenas o auxílio. Por conta disto que fizemos esta movimentação inédita em relação à todas as outras capitais do Brasil”, declarou João.

Ver mais:

>> Prefeitura lança Plano Recife AMA Carnaval; projeto garante mais de R$ 10 milhões para as cadeias criativas e produtivas

Para o prefeito João Campos, a iniciativa oferece segurança e amparo à cadeia produtiva, além de fomentar a classe artística e a população pensante e atuante do segmento cultural, sobretudo do ciclo momesco.

“O que o Recife fez foi com muita responsabilidade, com sensibilidade de ouvir, construir uma alternativa segura. Nós anunciamos a suspensão do Carnaval e agora, de maneira imediata, já lançamos o Recife Ama Carnaval, que é muito mais que um auxílio. A gente vai fazer a contratação através de um pagamento de prêmio com valor de 100% do cachê dos artistas, agremiações, dos trabalhadores de som, de luz, de quem ajuda na estrutura de montagem de palco, todo mundo vai ser contemplado. Com isso a gente vai investir dez milhões de reais nessa ação e conseguir garantir a suspensão do Carnaval com segurança. E quando tivermos segurança de novo na realização de eventos, de encontros, vamos poder fazer eventos celebrativos com referência ao Carnaval, valorizando a nossa cultura”, pondera.

O Projeto de Lei (PL) com o plano Recife AMA Carnaval será encaminhado à Câmara Municipal do Recife, a exemplo do que aconteceu com o AME Carnaval, em 2021, aprovado por unanimidade no parlamento municipal e transformado em Lei. Os pagamentos estão previstos para o período em que aconteceria o Carnaval, mas este cronograma obedecerá ao prazo necessário ao debate e aprovação do PL e ao posterior edital que será lançado assim que a matéria for aprovada no legislativo.