Críticas

Carla Zambelli afirma que pesquisa com Lula vencendo no 1º turno foi paga por banco: "Ainda existem dúvidas?"

A deputada federal Carla Zambelli (PSL), repostou em suas redes a matéria publicada pelo Pleno.News na quarta-feira, 12 de janeiro, com a informação de que a primeira pesquisa eleitoral para a Presidência da República em 2022, que indica uma ampla liderança do ex-presidente Lula, foi paga por um banco.

O banco já foi citado em delação premiada repercutiu nas redes sociais. A instituição foi citada em uma delação premiada do doleiro Lúcio Funaro, realizada em 2017, enquanto ele estava preso por ter sido acusado de ser operador de propinas pagas ao ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha.

Nas redes sociais, Carla Zambelli questionou “Ainda existem dúvidas?” e colocou o link da matéria do Pleno.news para seus seguidores acessarem.

Ver mais:

>> Primeira pesquisa eleitoral de 2022 aponta vitória do ex-presidente Lula no 1º turno; confira levantamento completo

A conexão entre o banco Brasil Plural e a pesquisa eleitoral que aponta a ampla liderança do petista pode ser comprovada a partir da ligação dos dados divulgados pelo TSE com as informações relativas à instituição financeira presentes tanto no site da Receita Federal quanto no Portal da Transparência da União.

No registro da pesquisa divulgada nesta quarta, cujo número de identificação é BR-00075/2022, realizada pela Quaest Pesquisas, Consultoria e Projetos, consta que o responsável pelo pagamento da consulta é uma instituição financeira cujo nome é Banco Genial S.A.

O valor, que está presente na nota fiscal disponível no site do TSE, é de R$ 268.742,48, por pesquisas eleitorais a serem feitas entre 01 de junho de 2021 e 31 de outubro de 2022.