Serviço

Após pedido da vereadora Andreza Romero, Prefeitura do Recife retoma as atividades do Programa Veterinários nos Bairros

Consultas clínicas veterinárias, vacina antirrábica, orientação sobre os direitos dos animais e ainda sobre os deveres do tutor, tudo isto mais perto da casa dos recifenses. Era assim que funcionava o “Veterinários nos Bairros”, um programa iniciado em 2014 pela Prefeitura do Recife, e que voltou a acontecer no último sábado, 8 de janeiro.

Com um novo nome, Olhar Animal, a ação aconteceu, das 9h às 12h, no Morro da Conceição. O retorno das atividades atende ao requerimento 13281/2021, de autoria da vereadora Andreza Romero.

A vereadora comemorou o anúncio e registrou a importância das ações nos bairros porque, segundo ela, durante visitas ao Hospital Veterinário do Recife, conversou com usuários e registrou que “muitas vezes, há dificuldade em encaminhar um animal a um atendimento veterinário pela distância da unidade que fica no Cordeiro ou, em outros casos, pelos altos custos em clínicas e hospitais particulares”.

Leia mais:
>>> Andreza Romero solicita que Prefeitura do Recife disponibilize comedouros e bebedouros para animais de rua

O programa havia sido suspenso em 2020, em razão da pandemia da Covid-19.

“O objetivo dessa iniciativa é fazer com que, mesmo o Hospital Veterinário do Recife existindo e realizando milhares de procedimentos por mês, outros animais recebam esse atendimento gratuito, levando os profissionais até aqueles que precisam, sobretudo nos bairros onde a população possui mais dificuldade financeira e de deslocamento”, disse Andreza.

A retomada começando pelo Morro da Conceição também foi um pedido da vereadora.

“Do Morro, é importante partir para outros bairros onde há maior demanda da população. Era urgente a necessidade de ampliar o nosso programa de saúde animal através das ações do, agora, Olhar Animal”, concluiu.

Proibição do uso de animais em testes de cosmético

Representantes da causa animal em Pernambuco, o deputado estadual Romero Albuquerque (PP) e a vereadora do Recife Andreza Romero (PP) conseguiram com o  deputado federal Eduardo da Fonte (PP), que a proposta de proibir que animais sejam utilizados em testes de produtos cosméticos, de higiene pessoal e de limpeza em todo o território nacional fosse levada à Câmara Federal.

Eduardo da Fonte apresentou o PL 1031/21 e defende a aprovação da matéria para a construção de uma nova política pública de proteção e defesa dos animais no Brasil.

Da redação do Portal com informações da Assessoria da vereadora Andreza Romero