Solicitação

Prefeitura do Recife formaliza pedido de 160 mil doses de vacina contra gripe ao Ministério da Saúde para enfrentamento à epidemia da doença

Para garantir a ampliação da cobertura vacinal da população contra a gripe em meio a uma epidemia de H3N2, a Prefeitura do Recife formalizou, na sexta-feira, 7 de janeiro, um pedido de envio de mais 160 mil doses do antígeno junto ao Ministério da Saúde para ajudar no enfrentamento ao surto que assola a cidade.

Atualmente, a Prefeitura do Recife possui apenas 3.680 doses remanescentes da vacina contra gripe em estoque, enviadas pelo Ministério da Saúde para a Campanha Nacional de Imunização 2021. No total, já foram aplicadas mais de 599 mil doses e, para se ter dimensão da alta procura recente, apenas entre os dias 21 de dezembro e seis de janeiro, foram aplicadas 91.624 doses de vacina contra a gripe na rede municipal de saúde.

“É fundamental que o Ministério amplie a distribuição de vacinas de gripe. Aqui no Recife, por exemplo, o nosso estoque termina no dia de hoje, tendo em vista a vacinação acelerada e cada vez mais intensa que estamos nós fazendo para garantir uma cobertura vacinal ampla”, pontua João Campos.

Desde dezembro, a Secretaria de Saúde do Recife intensificou a vacinação contra a gripe na cidade e, atualmente, para além das 150 salas de imunização já existentes (de segunda à sexta, das 8h às 16h), a vacina está sendo disponibilizada, também, nos postos montados em cinco shoppings da capital e em ações itinerantes em várias comunidades do município.

https://www.instagram.com/p/CYd-71qLFko/

Leia mais:
>>> Prefeitura do Recife convoca 300 professores para reforçar a rede municipal

Desde o início do aumento de casos de influenza na cidade, a Prefeitura do Recife tem ampliado os esforços para garantir assistência à população. Entre as medidas, estão o reforço das equipes com mais 162 profissionais para a rede básica e o sistema do Atende em Casa, as estratégias de ampliação de pontos de vacinação, a abertura de 70 leitos para pacientes de síndrome respiratória aguda grave (srag) no Hospital Eduardo Campos da Pessoa Idosa (HECPI), a ampliação dos pontos de testagem para Influenza, incluindo dois pontos fixos, um no Parque Urbano na Macaxeira e outro no Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro.

A Prefeitura também aumentou a capacidade do Atende em Casa com mais mil atendimentos por semana através do reforço de mais 40 profissionais, entre médicos, enfermeiros, reguladores, gestores e residentes.

A cidade também ganhou reforço no atendimento no SAMU, que passou a contar com mais uma Unidade de Suporte Básico (USB) e outra Unidade de Suporte Avançado (USA) que, juntas, irão ampliar a capacidade para mais 480 atendimentos mensais à população (Atualmente o SAMU conta com 20 USBs e quatro USAs).

A despeito de manter os índices estáveis de infecções transmitidas pelo novo coronavírus (vide intertítulo), o índice de casos diários confirmados para Influenza A H3N2  saltou de 8 para 138 casos entre os dias 13 e 29 de dezembro, com picos de até 314 casos em um só dia (27 de dezembro), levando a Prefeitura a concentrar todos os esforços em ampliar o acesso a serviços e assistência à população.

Consórcio Conectar A cidade também integra o Consórcio Conectar, formado por mais de 2.1 mil municípios e que também formalizou, esta semana, um ofício junto ao Ministério da Saúde para solicitar medidas eficazes para ajudar a controlar os quadros de doenças respiratórias como o envio de medicamentos contra influenza, suporte estrutural e de recursos humanos, entre outros.

O pedido solicita medidas eficazes para ajudar a controlar os quadros de doenças respiratórias como o envio de medicamentos contra influenza, suporte estrutural e de recursos humanos, bem como o envio de teste de antígenos.

“Precisamos de um reforço de estrutura tanto pra montagem de estruturas de fixas e móveis para aumentar a capacidade de testagem e também o aumento do número de remédios antivirais. Com esses remédios é possível tratar de maneira imediata a influenza e os estoques nos municípios brasileiros estão bastante reduzidos”, ressalta o prefeito João Campos, vice-presidente de Relações Institucionais do Consórcio.

Da redação do Portal com informações da Prefeitura do Recife