Imunização

Vacinas contra a Covid-19 para crianças chegarão ao Brasil no próximo dia 10 de janeiro

O Ministério da Saúde deve manter o entendimento de que crianças entre 5 e 11 anos de idade vão precisar de prescrição médica e autorização dos pais para aplicar as vacinas contra a covid-19. Na segunda-feira , 3 de janeiro, o ministro Marcelo Queiroga disse que o resultado da consulta pública realizada pela pasta não deve trazer grandes mudanças nessa orientação do governo.

Queiroga afirmou que a audiência pública marcada para esta terça-feira, 4 de janeiro, para tratar do assunto, também não deve impactar a orientação do Ministério da Saúde sobre a imunização de crianças. A audiência está marcada para as 10h, e deve contar com a participação de especialistas na área de imunologia.

Veja também:
>>>Governador Doria assina decreto que obriga os 570 mil servidores estaduais a comprovar vacinação contra Covid-19

No dia 16 de dezembro, a Anvisa aprovou o uso das vacinas da Pfizer para o público infantil, com dosagem diferente do imunizante para adultos. O ministro Marcelo Queiroga disse que as vacinas estão previstas para chegarem ao Brasil no dia 10 de janeiro.

Apesar das recomendações do Ministério da Saúde para que sejam exigidas a prescrição médica e a autorização dos pais para a vacinação de crianças, governadores de vários estados brasileiros já disseram que vão vacinar o público infantil sem a necessidade da apresentação desses documentos.

Passaporte da vacina em São Paulo 

O Governador João Doria assinou decreto que determina que todos os servidores públicos estaduais deverão apresentar comprovante de vacinação completa contra a COVID-19. A medida é obrigatória para cerca de 570 mil profissionais da ativa em órgãos de administração direta e indireta do Estado de São Paulo e deve ser cumprida até o próximo domingo, 9 de janeiro.

O decreto que torna obrigatória a comprovação de vacinação contra o Coronavírus foi publicado na edição desta terça-feira (4) do Diário Oficial do Estado. O comprovante só deixará de ser exigido nos casos em que o profissional apresentar atestado médico com alguma contraindicação em relação à vacina.

Da redação do Portal de Prefeitura com informações da Agência Brasil.