Eleições 2022

Dirigentes do PSD descartam novamente apoio a Lula no 1º turno da disputa pela Presidência 

Diante da promessa de lançar oficialmente, já com apoios partidários, o nome do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o Partido dos Trabalhadores tentaram avançar sobre a legenda presidida por Gilberto Kassab, o PSD. Porém os planos do partido são outros, que até então não incluem uma aliança em torno do nome de Lula, e sim de lançar Rodrigo Pacheco ao Planalto

Caciques da alta cúpula da legenda presidida por Gilberto Kassab afirmam que a chance do PSD apoiar o ex-presidente no primeiro turno é “zero”, diz a Crusoé.

Veja também:
>>>Com Lula Livre, PT supera marca de 1,6 milhão de filiados no TSE e bate recorde histórico

Nas últimas semanas, petistas tentaram avançar sobre a legenda presidida por Gilberto Kassab e acenaram até com a possibilidade de oferecer o posto de vice na chapa presidencial encabeçada por Lula, caso filie Geraldo Alckmin. O convite irritou membros do PSB, com quem o PT mantém negociação, segundo informações da revista.

Oficialização da pré-candidatura já com aliados  

Mesmo diante de uma pré-campanha, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ainda evita se colocar abertamente como candidato à sucessão de Jair Bolsonaro (PL). Mas o líder petista pretende anunciar a pré-candidatura em fevereiro ou março. Pelo roteiro desenhado, Lula receberia de cara o aval, não só do PT, mas também de outros partidos, como o PSB e o PCdoB, para disputar a Presidência.

“Seria importante fazermos o anúncio da candidatura já com apoios”, afirma a presidente do PT, Gleisi Hoffmann.

O anúncio precoce de uma aliança para a eleição de novembro ainda depende, porém, de negociações. Há hipótese de formação de uma federação partidária entre as três siglas e mais o PV. Mecanismo que vai vigorar pela primeira vez no pleito deste ano, a federação exige que os partidos atuem juntos por um período de quatro anos nas esferas federal, estadual e municipal. O prazo legal para formalizar a federação é o início de abril.