Determinação

MEC proíbe universidades públicas de cobrar o passaporte da vacina contra Covid-19

O ministro da Educação (MEC), Milton Ribeiro, assinou um despacho, divulgado nesta quinta-feira, 30 de dezembro, que proíbe instituições de ensino vinculadas ao governo federal, como universidades públicas, de exigirem vacinação contra Covid-19 para a participação em atividades presenciais.

Segundo o despacho, “a exigência de comprovante de vacinação como meio indireto à indução da vacinação somente pode ser estabelecida por meio de lei”. Com isso, a obrigatoriedade de apresentar comprovante de vacinação para acesso às dependências das instituições está vetado.

“No caso das universidades e dos institutos federais, por se tratar de entidades integrantes da administração pública federal, a exigência somente pode ser estabelecida mediante lei federal”, completou o documento do MEC.

Ver mais:

>> Governador de Rondônia sanciona Lei que proíbe exigência de passaporte sanitário e atos discriminatórios ao cidadão que se recusa a tomar vacina contra Covid-19

Confira, abaixo, a postagem do ministro:

Segundo a determinação, “a exigência de comprovante de vacinação como meio indireto à indução da vacinação somente pode ser estabelecida por meio de lei”, e não por decisão de cada instituição.

“No caso das universidades e dos institutos federais, por se tratar de entidades integrantes da administração pública federal, a exigência somente pode ser estabelecida mediante lei federal”, completou.

O governo federal tem se posicionado contra a exigência de comprovantes de vacinação em diversas áreas fora do âmbito educacional, como na chegada em aeroportos e em estabelecimentos.