O grupo de hackers Lapsus$ Group, que assumiu a autoria dos ataques ao site e aos sistemas tanto do Ministério da Saúde quanto dos Correios, pediram o número do celular do presidente Jair Bolsonaro (PL).
De acordo com Guilherme Amado, do Metrópoles, a solicitação se deu no último sábado, em um grupo de Telegram divulgado durante a invasão ao Ministério da Saúde.
“Olá a todos. Se você tem o número de telefone de qualquer um famoso no Brasil, como Bolsonaro, ministros, celebridade (sic). Enviar DM (mensagem direta)”, diz a mensagem.
Veja também:
>>>Ministério da Saúde diz que recuperação de dados de vacinação contra Covid-19 foi concluída após ataques de hackers
Sem informar por qual motivo queriam ter acesso ao celular do chefe do Executivo, os hackers também pediram sugestões de outros alvos do governo.
“Algumas sondagens. O que devemos hackear a seguir? Sugira-nos. Algum departamento governamental? Empresa corrompida? Diga-nos!”, escreveram.
Ataque hacker
O Ministério da Saúde informou em nota na noite da quinta-feira, 23 de dezembro, que o aplicativo ConecteSUS foi restabelecido após ter ficado fora do ar desde o dia 10 deste mês em decorrência de um ataque hacker. Segundo a pasta, a emissão do Certificado Nacional de Vacinação Covid-19 ainda pode apresentar instabilidade, devido ao grande volume de acessos.

No dia 10 de dezembro, o site do Ministério da Saúde e a página e o aplicativo do ConecteSUS, que fornece o Certificado Nacional de Vacinação Covid-19, foram invadidos por hackers. O site do ministério voltou a funcionar no mesmo dia do ataque, mas o ConecteSUS estava inacessível desde então.
Além da dificultar o acesso da população a dados referentes à saúde e a obtenção do certificado de vacinação contra a covid-19, o ataque prejudicou a atualização do boletim diário com a situação epidemiológico da doença no país, pois vários estados estavam com dificuldade de atualizar seus dados referentes a casos e mortes, pois o e-SUS Notifica também foi afetado. Outro sistema atingido foi o Programa Nacional de Imunização (SI-PNI).
42