Regras

Regime Talibã proíbe que mulheres façam viagens sem a companhia de um homem da família 

O regime Talibã, que tomou o poder no Afeganistão em agosto de 2021, endureceu ainda mais as regras para mulheres, apesar das promessas de garantias de direitos para as mesmas. No domingo, 26 de dezembro, foi anunciado que mulheres que desejam viajar longas distâncias devem ser acompanhadas de um homem da sua família.

Divulgada pelo ministério da Promoção da Virtude e Prevenção do Vício do Afeganistão, órgão do regime Talibã, a recomendação foi divulgada nas redes sociais. Além disso, o texto ainda ressalta que motoristas só devem aceitar mulheres que usem o véu islâmico.

Veja também:
>>>Grupo extremista Talibã decapita jogadora de vôlei da Seleção do Afeganistão por não usar véu para cobrir o rosto

O Talibã exigiu há algumas semanas que os canais de televisão do país não exibam novelas com mulheres e também o uso do véu islâmico por jornalistas de TV.

Durante seu primeiro governo, entre 1996 e 2001, os talibãs retirou diversos direitos das mulheres afegãs. Na ocasião, obrigaram as mulheres a usar a burca. Além disso, elas só tinham permissão para sair de casa acompanhadas por um homem e eram impedidas de trabalhar ou estudar. O que, mesmo com as promessas de garantias dos direitos das mulheres, vem se repetindo no atual regime.