Encaminhamento

Após solicitação do PT, STF envia pedido de investigação contra o presidente Bolsonaro à PGR

O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu enviar um pedido de investigação contra o presidente Jair Bolsonaro à Procuradoria-Geral da República (PGR). A solicitação foi feita pelo deputado Reginaldo Lopes (PT-MG) após declarações feitas pelo presidente Jair Bolsonaro sobre a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O envio do pedido de investigação feito por Lewandowski à PGR é um procedimento padrão.

O pedido do parlamentar, que aponta uma suposta intimidação, tem por base a live realizada por Bolsonaro no dia 16, quando ele pediu a divulgação dos nomes das pessoas da Anvisa responsáveis por aprovar a vacina contra a Covid-19 para crianças.

Para o petista, “quando o noticiado [Bolsonaro] afirma que irá divulgar os nomes dos servidores públicos, ele sabe, pois vem do ambiente político, que não se tratará de debate político, e sim pessoal, daqueles servidores. Deixa de ser a Anvisa a passar pelo escrutínio social e passam a ser [escrutinados] seus servidores”.

Ver mais:

>> Retrospectiva no STF: em ano movimento, órgão teve suspeição de Moro, anulação das condenações de Lula e vacinação contra Covid-19

Reginaldo Lopes apontou suposta incitação ao crime em uma fala do presidente sobre a vacinação contra a covid-19 em crianças. Bolsonaro afirmou que pediu “extraoficialmente” o nome das “pessoas que aprovaram a vacina para crianças a partir de 5 anos”.

A declaração foi feita horas depois de a Anvisa liberar a aplicação do imunizante.

“Nós queremos divulgar o nome dessas pessoas, para que todo mundo tome conhecimento e, obviamente, forme o seu juízo”, afirmou Bolsonaro em transmissão ao vivo nas redes sociais.