Imunização

Governo Federal edita MP que destina R$ 6,4 bi para compra de vacinas contra Covid-19

O governo federal editou uma medida provisória na sexta-feira, 24 de dezembro, que abre crédito extraordinário para a compra de vacinas voltadas ao combate à pandemia da covid-19. A MP prevê uma suplementação orçamentária no valor de R$ 6,4 bilhões.

Segundo o Ministério da Economia, o recurso será disponibilizado ao Fundo Nacional de Saúde e à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A Fiocruz possui parceria com o consórcio formado pela Universidade de Oxford e pela farmacêutica AstraZeneca para a fabricação de vacina contra a covid-19.

Ver mais:

>> Ministério da Saúde informa que Brasil já aplicou mais de 300 milhões de doses de vacinas contra Covid-19

OMS afirma que vacinas disponíveis são eficazes contra variante Ômicron

A Organização Mundial da Saúde (OMS) diz que não há razão para duvidar da eficácia das vacinas disponíveis contra a nova variante Ômicron, do coronavírus. A nova cepa da Covid-19 é mais contagiosa, mas nada indica que a Ômicron provoca reações mais graves do que a Delta e linhagens anteriores. 

Resultados preliminares de um primeiro estudo sobre a proteção da vacina Pfizer/BioNTech contra a Ômicron, divulgado nesta quinta-feira, 9 de dezembro, por um centro de pesquisas da África do Sul, mostra que a proteção oferecida pelo imunizante é melhor que o esperado, e sugere que a dose de reforço pode ajudar a combater uma infecção, em caso de contágio pela Ômicron.