Trânsito

Deputado Romero Albuquerque quer acabar com os radares de velocidade: “contra excesso de multas”

Um projeto de lei apresentado pelo deputado estadual Romero Albuquerque prevê o fim dos radares móveis ou fixos sem função de lombada eletrônica nas estradas do estado. A proposta será discutida na Assembleia Legislativa de Pernambuco no próximo semestre. Albuquerque justifica que, muitas vezes, os equipamentos funcionam como uma “arapuca” para os motoristas, contrariando o “caráter educativo da nossa legislação”.

“A prioridade deve ser inibir o excesso de velocidade. Está é a função das lombadas eletrônicas, mas os pardais e radares fixos contrariam isto, e tornam-se verdadeiras máquinas arrecadatórias”, Albuquerque pontua.

Ver mais:

>> PRF registra diminuição de 77% das mortes por acidente de trânsito no feriadão em rodovias federais de Pernambuco

O projeto dá um prazo de, no máximo, seis meses para que os equipamentos sejam desativados e trocados por lombadas eletrônicas.

“O controle de velocidade reduz os acidentes de trânsito, mas o sistema é para fiscalização e não para a criação de uma indústria punitiva de multas”, o deputado explicou.

Na justificativa, Romero lembra que as multas provenientes de radares ocultos ou camuflados, sem sinalização, foram proibidas em 2020, pelo Conselho Nacional de Trânsito.

Da redação do Portal com informações da Assessoria de Romero Albuquerque