Declaração

Lula afirma que Marcelo Queiroga está criando “obstáculos” à imunização infantil no Brasil: “Parece Herodes”

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou a declaração do ministro da Saúde Marcelo Queiroga sobre vacinação contra Covid-19 para crianças de 5 a 11 anos na manhã da sexta-feira, 24 de dezembro. O petista afirma que o ministro está criando “obstáculos” à imunização infantil no Brasil.

Lula também chamou ministro de Herodes em seu Twitter, referência ao rei personagem bíblico tirano que mandou matar bebês em Belém — atual Palestina.

“Às vésperas do Natal, o ministro da Saúde faz uma declaração absurda que parece de Herodes, enquanto cria obstáculos para a vacinação de crianças. O presidente da Anvisa tem razão ao querer proteger a instituição, a ciência e as crianças na pandemia, respeitando o bom senso”, escreveu o ex-presidente.

Ver mais:

>> Marcelo Queiroga reafirma que vacinar crianças contra Covid-19 não é urgente: “Pressa é inimiga da perfeição”

A fala de Lula é sobre a declaração do ministro Marcelo Queiroga que reafirmou dizer na quinta-feira, 23 de dezembro, que não há pressa para imunizar crianças contra a Covid-19. Segundo o cardiologista, as mortes deste público por Covid-19 são baixas, por isso, não exigem “decisões emergenciais”.

“Os óbitos de crianças estão absolutamente dentro de um patamar que não implica em decisões emergenciais. Ou seja, isso favorece para que o ministério possa tomar uma decisão baseada na evidência científica de qualidade, na questão da segurança, na questão da eficácia e da efetividade”, afirmou Marcelo Queiroga.

Na quinta, o governo federal deu início à consulta pública para discutir a vacinação de crianças. A consulta ficará disponível até o dia 2 de janeiro de 2022.