Oportunidade

Recife registra mais de 6 mil novos postos formais de trabalho e entra no oitavo mês consecutivo de alta na geração de empregos

No mês de novembro deste ano, a capital pernambucana registrou 6.034 novos postos formais de trabalho em relação ao mês de outubro. Os dados foram divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED/Ministério da Economia) na quinta-feira, 23 de dezembro. Assim, o Recife entra no oitavo mês consecutivo de alta na geração de postos de trabalho formais.

Ainda segundo os dados do CAGED, o estoque total de vínculos ativos foi de 501.473 no penúltimo mês do ano, superando pela primeira vez na história a marca de 500 mil empregos formais, número superior ao do melhor momento pré-pandemia.

Veja também:
>>>Prefeitura do Recife firma à primeira Parceria Público Privada do Brasil para estimular a habitação de famílias de baixa renda no Centro

Na direção da retomada econômica, Recife lidera, dentre as capitais do Nordeste, no total de empregos formais por número de habitantes. Esses mais de 6.000 postos de trabalho adicionados em novembro representam uma taxa de novos empregos de 3,6 por mil habitantes, ao passo que Fortaleza teve taxa de 2,8 por mil habitantes e Salvador apresentou taxa de 2,3 no mesmo mês de novembro.

No acumulado do ano de janeiro a novembro, Recife gerou 29.694 novos postos de trabalho, o que corresponde a uma taxa de 17,9 por mil habitantes. Fortaleza apresentou uma taxa de 13,7 e Salvador de 10,4 novos empregos acumulados de janeiro a novembro, na taxa proporcional à população.

Para oferecer um ambiente propício à retomada do ritmo da produção econômica, a Prefeitura do Recife avança no plano municipal de vacinação contra a covid-19 e promove uma série de políticas públicas na direção da empregabilidade por meio das ações do Recife Virado.

No acumulado do ano de 2021, foi registrado saldo positivo de 29.694 empregos gerados. “Neste mês de novembro, Recife registrou um saldo de mais de 6 mil novos empregos com carteira assinada. Esses números são animadores e refletem as várias ações da Prefeitura para expandir investimentos públicos e estimular novos investimentos privados. Essas ações do Recife Virado ajudam a impulsionar a economia local e abrangem desburocratização, incentivos fiscais, crédito popular e uma carteira ampla de investimentos”, explica Rafael Dubeux, secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Recife.

Em novembro/2021, os dados registraram saldo positivo no nível de emprego em quatro grandes grupos de atividades econômicas avaliados. Os setores que mais impactaram positivamente foram: Serviços, com 10.244 postos de trabalho gerados (+2.997), seguido pelo Comércio, com 4.909 admissões (+2.614). A maior variação relativa foi no setor de comércio, com 2,61%. Os dados reafirmam a vocação do Recife como importante centro econômico da região.

Da redação do Portal de Prefeitura com informações da PCR.