Vírus

Pernambuco confirma mais duas mortes pela gripe H3N2 e totaliza três óbitos pelo subtipo A que registrou 179 novos casos positivos

Pernambuco confirmou nesta quinta-feira, 23 de dezembro, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) divulgou mais uma rodada de resultados de exames para a influenza. Nessa nova análise, foram obtidas 179 amostras laboratoriais positivas, sendo 174 para o subtipo A (H3N2) e 5 A não subtipada. Com isso, totalizam 222 casos da doença em Pernambuco, 217 para influenza A (H3N2) – sendo 1 pelo critério clínico-epidemiológico – e 5 não subtipada. As análises foram realizadas no Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-PE).

Dos 222 casos, 28 (12,6%) apresentaram quadro de síndrome respiratória aguda grave (Srag). Também estão confirmados 3 óbitos pela influenza A (H3N2). O primeiro, informado na última segunda-feira (20/12), foi de um homem de 46 anos, morador do Recife e paciente renal crônico, que faleceu no último domingo (19/12). O segundo foi de uma mulher de 69 anos, residente no Recife, e que teve o início dos sintomas em 8 de dezembro (tosse, falta de ar). Ela, que tinha hipertensão e diabetes, estava internada desde 17/12 na UTI do Hospital de Referência à Covid-19 – unidade Boa Viagem, vindo a falecer na segunda-feira (20/12).

Já o terceiro óbito foi de um homem de 24 anos, com sobrepeso e hipertensão. De acordo com a família, ele tinha histórico recorrente de busca por serviço de saúde por causa da pressão alterada. O início dos sintomas foi em 14/12 (febre, tosse, falta de ar) e o óbito em 16/12, no Hospital Municipal Carozita Brito, em Nossa Senhora do Ó.

“Estes números só reforçam a circulação comunitária da influenza A (H3N2) em Pernambuco e a necessidade de reforço nos cuidados, especialmente com uso da máscara. Precisamos, neste momento, de uma atenção redobrada com as crianças, idosos e pessoas com comorbidades severas, que são grupos com maior risco para agravamento pela influenza”, afirma a secretária executiva de Vigilância em Saúde da SES-PE, Patrícia Ismael.

Leia também:
>>> Primeira morte pela influenza A (H3N2) em Pernambuco

“Neste Natal, vamos precisar de uma atenção e de um cuidado a mais de todos para que as vidas das pessoas que amamos não fiquem em risco. Todos devem fazer sua parte no cuidado e na prevenção para que possamos superar mais este momento. Se a grande maioria das pessoas usarem a máscara, vamos evitar as contaminações, o estrangulamento da rede de saúde e vamos salvar vidas”, reforça.

Analisando apenas as ocorrências para a influenza A (H3N2), 65,8% envolviam pessoas entre 20 e 49 anos. No quesito sexo, 53,4% são do sexo masculino e 46,6% do feminino. Os municípios de ocorrência da H3N2 são: Araripina (1), Cabo de Santo Agostinho (7), Camaragibe (2), Camocim de São Félix (1), Carpina (1), Caruaru (12), Catende (1), Igarassu (5), Ipojuca (3), Itambé (1), Itapissuma (10), Jaboatão dos Guararapes (18), Moreno (2), Olinda (19), Paulista (9), Recife (119), Vitória de Santo Antão (2), Ribeirão (1), Santa Terezinha (1), Serra Talhada (1) e Timbaúba (1).

As 5 ocorrências da influenza A não subtipada são da Ilha de Itamaracá (1), Recife (3) e São Lourenço da Mata (1).

TELEORIENTAÇÃO – A SES-PE ainda reforça que mantém ativo o Atende em Casa, que oferta orientações e, quando necessário, teleorientação por um profissional de saúde aos pacientes com sintomas gripais. O acesso ao sistema, uma parceria do Governo de Pernambuco com a Prefeitura do Recife, pode ser por aplicativo disponível em celular Android ou pelo www.atendeemcasa.pe.gov.br. Após digitar informações básicas, o sistema conduzirá a ocorrência de acordo com a gravidade de cada caso.

“Toda população que estiver com sintomas gripais pode acessar o Atende em Casa. De acordo com o que for apresentado pelo paciente, ele pode ser teleorientado a ficar em casa, evitando as superlotações nas unidades, e, a partir daí, ser telemonitorado. Se for mais grave, vai ser orientado a procurar o sistema de saúde. Isso vai fazer uma triagem importante”, explica a secretária executiva de Regulação em Saúde, Ricarda Samara.

Da redação do Portal com informações da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco