Reconhecimento

Gestão do prefeito João Campos recebe aprovação de 70% dos recifenses, revela pesquisa da Folha/Ipespe

O prefeito do Recife, João Campos (PSB), é aprovado por 70% da população, de acordo com pesquisa realizada em parceria entre a Folha de Pernambuco e o Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe).

Os dados do levantamento mostram que a aprovação do socialista é maior entre recifenses do gênero feminino (72%), mas também é grande entre o gênero masculino, chegando a 68%. Neste mês de dezembro, o socialista completa 12 meses à frente da prefeitura da Cidade.

A margem de erro do estudo é de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos. Os recifenses com renda familiar mensal com mais de cinco salários mínimos dão o maior percentual de aprovação, chegando a 73% de aprovação.

Em seguida, vêm os que têm renda mensal de até dois salários mínimos (70%) e os que têm entre dois e cinco salários mínimos de renda familiar ficam com 67%. A pesquisa também pontua as desaprovações, mostrando que os mais insatisfeitos com a gestão do prefeito são os que têm renda familiar entre dois e cinco salários mínimos (25%). Apenas 24% da população desaprova o prefeito e não sabe ou não respondeu chega a 6%.

Leia mais:
>>> Prefeito João Campos vence Prêmio RAPS de Inovação e Sustentabilidade com o programa Recife Acolhe

Faixa etária

Levando em conta as faixas etárias, João tem o auge da  aprovação entre pessoas de 16 a 24 anos (76%) e de mais de 60 anos, com 73%. Os recifenses entre 45 e 49 anos também têm um alto índice de aprovação da gestão (72%), o menor número ficou a cargo dos entrevistados de 25 a 44 anos de idade (67%).

Com relação ao grau de instrução, o prefeito  é melhor avaliado entre quem estudou até o ensino fundamental (74%), seguido pelos que cursaram superior (70%). Para 68%, os que têm ensino médio, a gestão do prefeito também é aprovada.

No início deste ano, também em pesquisa da Folha/Ipespe, foi apresentado o índice de aprovação dos recifenses com relação à gestão  João Campos. A pesquisa, divulgada no dia 1 de fevereiro, mostrou que ao final do primeiro mês, o socialista já era aprovado por 65% da população da Cidade. Atualmente, cinco pontos percentuais positivos foram somados.

Administração em forma

A pesquisa também perguntou aos entrevistados como avaliam a atuação da administração. Para 46% dos recifenses, a gestão é ótima ou boa.  Para 41% é regular e para 12% é ruim ou péssima. Não sabe ou não respondeu soma 1%.

A pesquisa foi feita de 18 a 20 de dezembro de 2021. Foi extraída aleatoriamente uma amostra municipal de 800 entrevistados, representativa da população adulta do Recife de 16 anos e mais.

Emprego é prioridade

A pesquisa Folha/Ipespe revela, também,  o que os recifenses estão esperando para  2022. Na pesquisa estimulada os entrevistados foram perguntados sobre qual deveria ser a prioridade da administração de João Campos nos próximos seis meses.

O item mais respondido  foi geração de empregos e a retomada do desenvolvimento da cidade (31%). Destes, o maior percentual ocorre entre pessoas do gênero masculino (36%) e o menor, do gênero feminino, com 27%.

O enfrentamento da pandemia e a vacinação foi lembrado logo em seguida (22%), empatando com o terceiro lugar, que seria ‘o trabalho em outras áreas como a educação e a saúde em geral’ (21%). Lembrada por 13% da população está a melhoria da mobilidade e dos transportes.

Rodízio de itens

Respondendo a mesma pergunta, mas desta vez contabilizando aqui o total de menções,  a geração de empregos e a retomada do desenvolvimento da cidade foi mais uma vez o item mais lembrado pelos entrevistados, alcançando a marca dos 54%, dos quais, 59% foram do gênero masculino e 50% do gênero feminino.

Neste tópico , o segundo lugar não ficou com questões ligadas à vacinação, mas sim com ‘o trabalho em outras áreas como a educação’, citado por 38% da população. O terceiro lugar ficou com o enfrentamento da pandemia e a vacinação (34%).

Da redação do Portal com informações da Folha PE