Contemplado

Prefeito João Campos vence Prêmio RAPS de Inovação e Sustentabilidade com o programa Recife Acolhe

O prefeito do Recife João Campos foi vencedor da  2ª Edição do Prêmio RAPS de Inovação e Sustentabilidade, com o programa Recife Acolhe que visa dar a chance de recomeço para pessoas em vulnerabilidade social e combater a desigualdade social por meio da promoção de oportunidades. A cerimônia de premiação ocorreu no sábado, 18 de dezembro, de forma virtual.

O Prêmio RAPS de Inovação e Sustentabilidade é uma iniciativa da Rede de Ação Política pela Sustentabilidade (RAPS) que reconhece as boas práticas aplicadas pelas lideranças em seus mandatos. São ações e projetos inovadores, promovidos pela rede RAPS, e que estão relacionados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente, no fortalecimento da democracia, da transparência e da sustentabilidade em suas diferentes dimensões: ambiental, social, econômica, político-institucional, ética e cultural.

O Prêmio RAPS de Inovação e Sustentabilidade divide-se em 5 categorias de premiação, com base nas 5 áreas de importância que estruturam os ODS (os chamados 5 Ps): Pessoas; Planeta; Prosperidade; Paz e Parcerias.

Leia mais:
>>> “O Brega é um patrimônio nosso”, diz prefeito João Campos ao receber homenagem em premiação dedicada ao ritmo, que é patrimônio imaterial do Recife

O prefeito João Campos venceu na categoria Pessoas, cujas iniciativas são determinadas a acabar com a pobreza e a fome, em todas as suas formas e dimensões, e garantir que todos os seres humanos possam realizar o seu potencial em dignidade e igualdade, em um ambiente saudável.

“O prêmio RAPS não apenas reconhece boas práticas, ele inspira a gente a fazer cada vez mais e melhor pelas pessoas que mais precisam, em todas as dimensões: social, econômica, ambiental, ética, político-institucional e cultural. Tivemos a alegria de vencer a premiação de 2021, na categoria ‘Pessoas’, com o programa Recife Acolhe, o maior conjunto de ações para pessoas em situação de rua que o Recife já viu. São seis eixos, indo desde a empregabilidade à moradia, incluindo credenciar pousadas e hotéis para receber essas pessoas. Uma grande crise como essa que a gente vive é mais perversa com quem menos tem. E o papel de um gestor, de um líder, é estender a mão para essas pessoas. Que esse prêmio traga mais avanços e inspire mais gente a lutar pelo fim da desigualdade social. Vamos juntos!”, disse João Campos, ao receber a notícia da premiação.

A cerimônia foi acompanhada por Ana Rita Suassuna, secretária de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos,Juventude e Políticas sobre Drogas, pasta a qual o programa  Recife Acolhe é atrelado e coube a ela receber o anúncio da premiação. Ana Rita disse estar muito feliz em ver o reconhecimento do Recife Acolhe.

“É um programa que promove a inclusão social de população em vulnerabilidade social e que terá ainda mais visibilidade ao passar a integrar o Banco de Boas Práticas da Rede de Ação Política pela Sustentabilidade”, ressaltou Ana Rita.

Prêmio RAPS

O Prêmio RAPS de Inovação e Sustentabilidade é direcionado apenas para membros da rede RAPS – Líderes RAPS, Jovens RAPS e Empreendedores Cívicos. De acordo com os organizadores do evento, nesta edição, o Prêmio bateu o seu recorde de participações, totalizando 100 inscrições válidas, sendo 57 Leis ou Projetos de Leis, 41 Políticas Públicas e dois Projetos ou Proposições Legislativas que foram apresentadas e/ou aprovadas entre janeiro de 2017 a julho de 2021.

As ações foram avaliadas por um corpo técnico composto por oito Líderes RAPS com reconhecida atuação em suas áreas e seis representantes de entidades parceiras.

Da redação do Portal com informações da Prefeitura do Recife