Denúncia

Após caso de Pedro Eurico, ex-mulher de desembargador do TJPE relata agressões e estupros: 'batia na minha cabeça, dava murro'

Mais uma mulher afirmou ter sido vítima de violência doméstica durante anos e decidiu quebrar o silêncio e expor publicamente denúncias contra o ex-marido. Desta vez, os relatos são sobre o desembargador do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) Évio Marques da Silva. A dona de casa Silvânia Maria Dias da Silva, de 42 anos, relatou agressões, perseguições e estupros.

O incentivo para falar abertamente sobre tudo, segundo ela, veio das denúncias feitas por Maria Eduarda de Carvalho contra o ex-marido Pedro Eurico, que ela viu no NE2 e no Fantástico. A denúncia de Silvânia originou um inquérito que está no Superior Tribunal de Justiça.

“Quando ele vinha bêbado, a gente se pegava na sala. Ele batia na minha cabeça, dava murro na minha cabeça, me imobilizava, subia em cima de mim. Depois que eu passei a ter as crianças, ele mandava as crianças descerem para não assistir às agressões. Ele me pegava à força também, para ter relação [sexual] comigo”, revelou.

Segundo a dona de casa, o casamento de papel passado aconteceu em 2013, mas foram 25 anos de relacionamento, iniciado ainda na adolescência, e muitos deles de violência.

No entanto, a primeira queixa dela na delegacia, de difamação por violência doméstica, foi feita somente na época da separação, no dia 4 de fevereiro de 2020, às 13h, na Delegacia da Mulher de Prazeres, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife.

No mesmo dia, foi registrada uma segunda denúncia, de lesão corporal por violência doméstica, pouco antes das 17h, na Delegacia de Igarassu. No dia 29 de outubro de 2020, Silvânia prestou mais uma queixa por difamação, também na Delegacia da Mulher de Prazeres.

Ver mais:

>> Ex-Secretário de Justiça, Pedro Eurico é denunciado pelo MPPE por três crimes contra a ex-mulher; saiba quais

Agressões e estupros

Apesar da primeira denúncia ter sido feita há pouco tempo, Silvânia lembrou que tinha 15 anos quando conheceu o desembargador, que tinha 38 anos. O encontro aconteceu na praia de Itamaracá, no Litoral Norte. Ele a convidou para tomar uma cerveja e os dois ficaram juntos na praia.

“Depois, ele me levou para a casa que ele tinha alugado lá, um duplex. Nesta mesma noite, eu já bêbada, ele dormiu comigo, nesse mesmo dia. Tinha 15 anos e ele perguntou se eu já tinha tido relação sexual. Eu disse que não. Ele foi meu primeiro. Eu era virgem e ele sabia”, contou.

Depois, os dois se encontraram no Recife, já no dia seguinte. “Ele me buscou lá, me levou para o shopping, comprou roupa, perfume, foi me encantando com esse mundo que eu não tinha, né? De ter as coisas. Ele era juiz de juizado aqui de pequenas causas”, contou.

Um tempo depois, eles foram morar juntos no apartamento dele, no Recife. E as agressões, de acordo com ela, começaram cedo. A dona de casa disse que se sentia refém e que não podia dizer para ninguém o que acontecia.

A mãe de Silvânia era empregada doméstica e ela havia sido expulsa de casa pelo pai. A questão financeira pesou para que fosse suportando. “Passei a ajudar a minha mãe, minha mãe deixou casa de família e fui suprindo as necessidades da casa e me prendendo mais ainda nele”, relatou.

Ele dizia que ninguém ia acreditar em mim, que eu era uma louca, que ninguém ia deixar de acreditar num juiz para acreditar em uma menina de 15 anos”, falou.

Investigações

Por causa da chamada prerrogativa de foro, pelo cargo de desembargador que Évio Marques da Silva ocupa, o caso foi parar no Superior Tribunal de Justiça (STJ), em Brasília.

A biografia de Évio Marques da Silva está na página do TJPE. Trabalhou como advogado, foi delegado da Polícia Civil, e em 1986, tomou posse como magistrado do Poder Judiciário. Atuou como juiz em Quipapá, Riacho das Almas, Bezerros, Camaragibe, Jaboatão dos Guararapes e no Recife.

Em janeiro de 2018, foi promovido a desembargador e atualmente integra a 2ª turma e a 1ª Câmara Regional de Caruaru, no Agreste.

Da redação do Portal com informações da G1 Pernambuco