Premiação

Pela segunda vez consecutiva, Igarassu recebe o certificado do selo MigraCidades 2021

A prefeitura de Igarassu recebeu na quinta-feira, 16 de dezembro, o selo MigraCidades 2021, entregue pela Organização Internacional para as Migrações (OIM) — a agência da ONU para as migrações —, e pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O selo é parte do processo de certificação “MigraCidades: Aprimorando a Governança Migratória Local no Brasil”, entregue aos governos locais que participaram com sucesso de todas as etapas previstas até o reconhecimento.

Ao todo, 41 governos locais, dentre municípios e estados das cinco regiões do Brasil, foram condecorados. Essa é a segunda vez que o município é diplomado, o que mostra o compromisso da gestão com a excelência no acolhimento de migrantes. Em Pernambuco, além de Igarassu, Recife também foi contemplada.

Ver mais:

>> Prefeita professora Elcione anuncia liberação de pagamento do 14º salário dos agentes de Saúde e de Combate às Endemias de Igarassu

O processo envolveu, dentre outras atividades, a construção de um diagnóstico da governança migratória local e a definição de prioridades a serem monitoradas no processo ciclo. Dentre as ações já implementadas pelo município, destaca-se acesso à assistência social e proteção social, à educação e ao mercado de trabalho. Para o ano de 2022, uma das prioridades na temática migratória é fortalecer a integração dos Migrantes através da cultura, esportes e empreendedorismo.

A prefeita professora Elcione  Ramos comenta sobre a conquista.

“O sentimento é de dever cumprido. Estou muito orgulhosa, pois apenas quatro cidades nordestinas receberam esse reconhecimento, sendo duas pertencentes à Pernambuco. Igarassu, através das suas políticas sociais, recebe de braços abertos os migrantes, os acolhendo para que se sintam em casa”, ressaltou a gestora.

Da redação do Portal com informações da Prefeitura de Igarassu