Apoio

Prefeitura de Caruaru realiza pagamento de benefício aos pequenos agricultores atingidos pela seca ou enchentes no município 

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural, está efetuando o pagamento relativo ao programa Garantia-Safra. Nesta primeira etapa, cada agricultor receberá o valor de R$ 850 em parcela única, obedecendo o calendário de pagamento dos benefícios sociais.

O valor estará disponível para saque ainda neste mês de dezembro, para  agricultores que realizaram a adesão ao boleto na safra 2020/2021. Serão injetados na economia local mais de R$ 470 mil, beneficiando 365 pequenos produtores da zona rural do município.

Veja também:
>>>Prefeitura de Caruaru divulga edital para cadastro de agricultores familiares que irão fornecer alimentos aos alunos da rede municipal de ensino

Tem direito a receber o benefício o pequeno produtor familiar, com renda mensal de até um salário mínimo e meio, que, por razão de seca ou enchentes, teve perda da produção agrícola igual ou superior a 50%.

Para o secretário de Desenvolvimento Rural de Caruaru, Bruno França, o recurso vem para fortalecer a economia agrícola local e garantir apoio aos agricultores que tiveram suas safras prejudicadas. “Esse benefício é muito importante para apoiar aquele pequeno produtor que teve sua plantação prejudicada ao longo de períodos mais secos e vai gerar uma renda extra para que ele possa garantir o sustento da sua família” afirmou França.

Para sacar o benefício, o produtor rural deve se dirigir a alguma agência da Caixa Econômica Federal, com o Cartão Cidadão (informando o Número de Identificação Social – NIS).

O recurso é voltado a agricultores familiares que plantam algodão, macaxeira, milho, arroz e feijão em pequenas propriedades e tem como objetivo ajudar as famílias a se manterem, garantindo a segurança alimentar dos produtores. O Garantia-Safra é uma ação do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e que é gerido pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

O produtor rural que não está com o nome na lista de beneficiados pode procurar a Secretaria de Desenvolvimento Rural, localizada no Bloco C da Prefeitura de Caruaru, na Rua Dr. José Rafael Cavalcanti, s/n°, no Bairro Petrópolis, com RG e CPF para realizar a atualização cadastral. O horário de atendimento é das 7h às 13h, de segunda a sexta-feira. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (81) 3701-1455.

Da redação do Portal de Prefeitura com informações da Prefeitura de Caruaru.