Escolha

Tribunal de Contas da União pode ter novo ministro pernambucano; Senado Federal decide indicação para a vaga nesta terça-feira (14)

No primeiro dia do esforço concentrado, o Senado escolhe, nesta terça-feira, 14 de dezembro, quem será o próximo ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) na vaga aberta com a saída de Raimundo Carreiro, que foi escolhido para a Embaixada do Brasil em Lisboa.

Assessores e aliados do presidente Jair Bolsonaro apostam na eleição do atual líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE).

Antes da votação, os indicados para o cargo no Tribunal passarão por sabatina na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). A reunião prevista para esta manhã.

Veja também:
>>>Ana Arraes é reeleita presidente do TCU  e ficará no cargo até julho de 2022, quando faz 75 anos e terá que se aposentar compulsoriamente

O líder do governo no Senado desde 2019, Fernando Bezerra Coelho é o terceiro indicado ao TCU. O projeto que aponta seu nome é do líder do MDB no Senado, Eduardo Braga (AM), e a relatoria caberá a Eduardo Gomes (MDB-TO).

Bezerra foi ministro da Integração Nacional (2011-2013), deputado estadual e federal, três vezes prefeito de Petrolina (PE) e secretário estadual em diversas pastas. Elegeu-se senador em 2014.

Também está entre os indicados é o senador Antonio Anastasia (PSD-MG). O texto do projeto que trata da indicação é de Nelsinho Trad (PSD-MS), líder do partido na Casa, e será relatado por Cid Gomes (PDT-CE).

Anastasia foi secretário-executivo nos ministérios da Justiça e do Trabalho durante o governo Fernando Henrique Cardoso, vice-governador de Minas Gerais (2007-2010) e depois governador (2010-2014). Chegou ao Senado em 2015. Entre 2019 e 2020, foi o 1º vice-presidente da Casa.

Outra que será sabatinada é a senadora Kátia Abreu (PP-TO), indicada em projeto apresentado pela líder do PP no Senado, Daniella Ribeiro (PB), e que terá relatoria de Oriovisto Guimarães (Podemos-PR).

Em 2021, Kátia tornou-se a primeira mulher eleita presidente da Comissão de Relações Exteriores (CRE). Produtora rural, foi presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e ministra da Agricultura (2015-2016). Está no segundo mandato no Senado.

De acordo com o presidente da CAE, senador Otto Alencar (PSD-BA), a expectativa é sabatinar os três indicados na mesma reunião.

Como são  escolhidos os ministros do TCU: 

Tribunal
TCU é composto por nove Ministros. Foto: Reprodução/ Internet.