Religião

Câmara Municipal aprova música gospel como patrimônio cultural imaterial da cidade do Recife

A Câmara Municipal do Recife aprovou em segunda votação, na manhã desta terça-feira, 14 de dezembro, o Projeto de Lei número  363/2021, de autoria do vereador Pastor Júnior Tércio (Podemos), a música gospel como Patrimônio Cultural Imaterial do Recife. Com a decisão da maioria dos parlamentes, a matéria seguirá para a sanção do prefeito João Campos (PSB).

Na Casa de José Mariano, a proposta contou com os votos contrários dos vereadores, na primeira votação, de Ivan Moraes (PSOL), Cida Pedrosa (PCdoB) e Dani Portela (PSOL). Hoje, o Projeto permaneceu com o voto contrário de Dani Portela e Ivan Moraes, que compõem a bancada do Psol no Câmara.

Veja também:
>>>Movimento Brega se torna patrimônio imaterial do Recife

Na opinião do vereador, a aprovação da matéria representa uma vitória do segmento gospel que após a sanção, poderá ter o seu estilo ainda mais difundido culturalmente, no município, assim como, mais valorizado e fortalecido, consolidando o movimento cultural gospel.

“A partir de agora, a matéria seguirá para a sanção do Prefeito do Recife para que a matéria se torne lei. É importante ressaltarmos que o segmento da música gospel vem crescendo e ganhando um grande número de apreciadores por fortalecer os vínculos familiares e levar a palavra de Deus”, disse o Pastor.

Ainda de acordo com o autor da matéria, a música cristã influencia diretamente, na vida das pessoas, por meio das mensagens que passam, sempre falando de Deus, tocando o coração e enaltecendo a fé.

Em junho a Câmara do Recife aprovou a lei de autoria do vereador Marco Aurélio Filho (PRTB) instituindo o Movimento Brega como Patrimônio Imaterial do Recife.  A iniciativa foi sancionada pelo prefeito João Campos (PSB) no dia 1º de julho. A ideia é valorizar essa expressão artística, incentivando artistas, dançarinos, empresários e toda a cadeia produtiva que atua direta ou indiretamente no ciclo cultural e econômico do movimento Brega.