Descaso

Alagamento em Porto de Galinhas prejudica moradores, comércio e o turismo no município de Ipojuca 

Moradores e turistas que visitam a famosa ‘vila’ de Porto de Galinhas, no município de Ipojuca, no Litoral Sul de Pernambuco, se deparam com alagamentos quando chove na região. A triste cena, em um dos principais cartões postais do Brasil, tem se tornado recorrente, segundo informações da população e empresários locais.

Imagens divulgadas nas redes socais, mostram o alagamento registrado na última segunda-feira, 13 de dezembro, após as chuvas que caíram na Região Metropolitana do Recife (RMR).  Um dos locais foi a Ruas do Navegantes e Manoel Uchôa, que aparecem no vídeo completamente inundadas.  Um outro problema nas mesmas ruas, acrescenta-se ainda a escuridão, com alguns postes com lâmpadas queimadas.⠀

Confira as imagens:

Veja também:
>>>Descaso com o meio ambiente em Ipojuca acende alerta para risco de destruição irreversível em Porto de Galinhas e Maracaípe

Diferente do que é explorado pelas agencias de turismo e a própria Prefeitura, moradores, turistas e empresários se deparam com esgotos a céu aberto, buracos, lamas, estradas precárias e dejetos que se espalham por várias ruas.

“Cheguei aqui e achei tudo muito mal cuidado, não imaginava que encontraria cenas como essa, Fiquei bastante chateada”, afirmou a tatuadora Jade Lima, em reportagem exibida na Globo Pernambuco em setembro deste ano.

Em Porto de Galinhas, no cruzamento da Rua Boa Esperança e Jussara Mendes, os buracos com lama e esgoto tomam conta do local. Carros e pedestres precisam passar com bastante cuidado, enquanto outros acabam desistindo com medo de que os buracos causem prejuízos nos veículos.

“Porto é uma praia muito falada, badalada. Isso é um absurdo”, diz Edmilson José, auxiliar de manutenção em uma pousada.

O advogado Lucas Queiroz também fez críticas ao quadro de abandono da atual administração municipal em relação a Vila de Porto de Galinhas, um dos principais destinos do verão no Brasil. “As ruas estão bem esburacadas, quando chove não tem escoamento suficiente, principalmente perto do mangue”, disse Lucas Queiroz.