Colaboração

Recife e co.liga firmam parceria para promover a qualificação profissional de jovens viabilizando cursos visando o mercado de trabalho

A Prefeitura do Recife realizou na última sexta-feira, 10 de dezembro, o lançamento regional da co.liga, escola de economia criativa, criada pela Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI) do Brasil e pela Fundação Roberto Marinho.

O evento contou com a presença do prefeito João Campos. A iniciativa contou ainda com o apoio do Governo de Pernambuco, Proa Cultural, Porto Digital e conselhos nacional, estadual e municipal de Juventude.

Durante o ato de lançamento, houve uma apresentação da escola, além de discussões sobre oportunidades para potencializar iniciativas de Economia Criativa e traçar estratégias para contribuir com o acesso à educação profissional dos jovens em Pernambuco.

A Prefeitura do Recife vai mobilizar organizações da sociedade civil que lidam com os jovens para viabilizar o acesso à escola virtual de economia criativa, garantindo a oportunidade de formação educacional e qualificação profissional dos jovens em situação de vulnerabilidade social

“O desafio da geração de renda e de oportunidades é muito grande no país neste momento, sobretudo para a juventude. A co.liga dialoga com a possibilidade da juventude ter acesso à formação. É uma plataforma moderna, que traz habilidades necessárias para ocupações futuras, para conseguir chegar a um nível de formação que possa ter acesso ao primeiro emprego. Trabalhar de forma autônoma, mas que tenha acesso ao conhecimento”, destacou João Campos.

Leia mais:
>>> Prefeitura do Recife espalha decoração natalina por sete pontos da cidade

“A co.liga é uma grande iniciativa e eu quero parabenizar a Fundação Roberto Marinho e a Organização dos Estados Iberoamericanos pela iniciativa. Nossa cidade, mais uma vez, firma uma parceria junto ao terceiro setor, reafirmando esse compromisso com a juventude da cidade”, acrescentou ele.

A co.liga será disponibilizada na Plataforma Geração de Oportunidades (GO Recife), que consiste numa grande ferramenta voltada para emprego, renda, qualificação profissional e fomento do empreendedorismo.

Outra forma de acesso à co.liga será por meio das bibliotecas da rede de Bibliotecas pela Paz, que estarão disponíveis para o público-alvo da plataforma.

“Nós estamos muito felizes em ser um dos parceiros da co.liga aqui em Pernambuco. O objetivo da co.liga se alinha com um dos nossos principais pilares, que é levar formação e educação para jovens, em especial, os que estão em contexto de vulnerabilidade social. Nosso grande papel nessa parceria é ser uma rede e uma ponte de mobilização. Para isso, além da plataforma GO Recife e a rede de Bibliotecas da Paz, contaremos também com todos os coletivos e entidades recifenses que trabalham com as juventudes para serem nossos parceiros na construção dessa jornada”, explicou o secretário executivo da Juventude do Recife, Marcone Ribeiro.

A  Escola de Economia Criativa co.liga nasceu de uma parceria entre a OEI Brasil e a Fundação Roberto Marinho para oferecer conteúdo educacional desenvolvido por profissionais do mercado; mentores para apoiar a formação dos estudantes; oportunidades de trabalho oferecidas por empresas e uma comunidade de ‘co.legas’ para trocar ideias.

Serão disponibilizados 37 cursos livres onlines, gratuitos e de curta duração. A Co.liga foi criada para conectar juventudes, profissionais e empresas dos diferentes espaços de atuação, por meio de uma plataforma digital que oferece cursos gratuitos e outras soluções para facilitar a inserção produtiva dos jovens.

Ela tem o objetivo de fortalecer as parcerias institucionais com os agentes públicos e empresas locais. Para isso, a programação conta com painéis, falas institucionais e apresentação cultural.

Rafael Callou, diretor da Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI), lembrou da força da economia criativa para a capital pernambucana e para o país.

“Estudos anteriores à pandemia atestam que as atividades da economia criativa representam 2,61% do PIB nacional e também emprega diretamente mais de um milhão de pessoas no Brasil. Da pandemia para cá, a gente teve ¼ dessa força de trabalho impactada. Apesar disso, a economia criativa é uma força pujante, tanto para o Recife quanto para o país”, disse.

“O que a gente pretende aqui, acreditando nesse potencial criativo e inovador que é tão característico do Recife, por meio desses 32 cursos que vão ser oferecidos de forma gratuita, é trazer para a juventude a economia criativa como uma ferramenta importante, a economia criativa como uma aliada”, afirmou ainda.

Já Mônica Pinto, Gerente de Desenvolvimento Institucional da Fundação Roberto Marinho, agradeceu a acolhida no Recife e falou sobre a importância da co.liga.

“A gente acredita que não seja possível ser o que somos se ficarmos sós. A pandemia é a prova concreta de que a gente só é o que é no coletivo. Então, a gente tem muita alegria de estar aqui com a equipe. Essa escola é muito mais do que uma coleção de cursos. A gente sabe que para trabalhar com juventudes é necessário colocar as pessoas em contato e cada um de nós, enquanto sociedade brasileira, oferecer formação, valores e oportunidades”, comentou ela.

Da redação do Portal com informações da Prefeitura do Recife