Solenidade

Paulo Câmara celebra o Dia Estadual das Bandas Filarmônicas de Pernambuco, prestigiando o desfile de 15 grupos musicais

O governador Paulo Câmara celebrou, no domingo, 12 de dezembro, o Dia Estadual das Bandas Filarmônicas de Pernambuco, prestigiando o desfile de 15 grupos, seis deles Patrimônios Vivos do Estado.

Todo segundo domingo do mês de dezembro, os quase 200 grupos musicais pernambucanos – alguns deles, centenários – terão essa data para festejar. Durante o desfile, Paulo Câmara entregou uma placa comemorativa ao presidente da Federação das Bandas de Música Filarmônica de Pernambuco (Febanda), Almir de Souza Silva.

“Estou muito feliz porque a Assembleia Legislativa, através do deputado Waldemar Borges, propôs uma lei, que já foi sancionada, prevendo o segundo domingo de dezembro como o Dia das Bandas Filarmônicas. Estamos comemorando uma data especial para a nossa cultura, nossa arte e nossa música”, destacou Paulo Câmara.

Leia mais:
>>> Paulo Câmara autoriza liberação de 2,2 milhões para abastecimento de água no Agreste Setentrional

De acordo com o presidente da Febanda, as bandas filarmônicas são verdadeiras formadoras de músicos.

“Não apenas em Pernambuco, mas em todo o Brasil, essas bandas vêm formando músicos há centenas de anos, inserindo nossas crianças e jovens na cultura. São os verdadeiros conservatórios vivos que nós temos”, ressaltou Almir.

Estiveram presentes à solenidade a vice-governadora Luciana Santos; o presidente da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco, Marcelo Canuto; o deputado estadual Waldemar Borges; e o prefeito de Goiana, Eduardo Honório Carneiro.

Fenearte

O governador Paulo Câmara e a primeira-dama Ana Luiza visitaram, nesta sexta-feira (10.12), a 21ª Feira Nacional de Negócios do Artesanato – Fenearte, no Pavilhão do Centro de Convenções, em Olinda. O evento segue até o próximo dia 19 de dezembro, reunindo cinco mil expositores de todo o Brasil e de mais 21 países.

A edição deste ano tem como tema “É Festa no Reino da Arte”, homenageando o Movimento Armorial e o escritor e dramaturgo Ariano Suassuna, um dos seus idealizadores, já falecido. Este ano também é celebrado o cinquentenário do romance “A Pedra do Reino”, de autoria de Ariano, lançado em 1971, um dos ícones estéticos do movimento.

Da redação do Portal com informações do Governo de Pernambuco