Tempo

Apac alerta para continuidade de chuvas nas próximos horas nas regiões do Agreste e litoral pernambucano

A Apac informa que o Sistema Meteorológico que atingiu o centro sul da Bahia e Minas Gerais foi uma Zona de Convergência do Atlântico Sul- ZCAS, diferente do Sistema que está atuando nesta segunda-feira (13) em Pernambuco que trata-se de uma Onda de Leste que está provocando chuvas com intensidade fraca a moderada.

De acordo com as condições atmosféricas, a previsão é que as chuvas continuem principalmente nas regiões Agreste e litoral pernambucano nos próximos dias. No sertão, a previsão é de pancadas de chuvas isoladas no período da tarde e noite.

Nas últimas 24horas os municípios que registraram maiores volumes de chuva foram Paulista (38mm), Abreu e Lima (22mm), Igarassu (19mm), ilha de Itamaracá (19mm), e Recife (18mm).

https://www.instagram.com/p/CXbThY8ARpB/

Ver mais:

>> Bolsonaro sobrevoa áreas atingidas por enchentes em BA e MG e anuncia liberação de pagamento do FGTS e auxílio de R$ 400 por pessoa

A Apac explicou que o fenômeno meteorológico que atingiu os estados baiano e mineiro foi uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (Zcas).

Na sexta-feira, 10 de dezembro, o governo federal reconheceu, através do Ministério do Desenvolvimento Regional, a situação de emergência em 17 cidades da Bahia e em outras 32 de Minas Gerais, devido às chuvas registradas na região. Até o domingo (12), eram ao menos sete mortos e 3,7 mil desabrigados na Bahia.

Já em Pernambuco, a Apac informou que o fenômeno que causou as precipitações foi uma Onda de Leste.

“É muito comum aqui no litoral e é um distúrbio que acontece nos campos do vento, de forma simples é isso. Ocorre todos os anos, ou praticamente todos os anos, e é um dos principais indutores de precipitação aqui do estado”, explicou o meteorologista da Apac Romilson Ferreira.