Permanência

Sileno Guedes é reconduzido, por aclamação, ao cargo de presidente do PSB em Pernambuco com presença de Paulo Câmara e João Campos

Sileno Guedes foi reconduzido ao cargo de presidente do PSB de Pernambuco, no início da tarde deste domingo, 12 de dezembro, durante o XV Congresso Estadual do partido, realizado no auditório Sérgio Guerra, na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), na capital pernambucana.

A reeleição, feita por aclamação, ocorreu com a presença da militância e com participação dos membros da Executiva do partido. A mesa política do evento contou com a participação do governador Paulo Câmara, que é vice-presidente nacional da legenda, e do prefeito do Recife, eleito 1° vice-presidente estadual do PSB.

Na ocasião, também foram escolhidos os demais membros titulares e suplentes da Executiva e do diretório estaduais e também dos segmentos do partido, além dos delegados que representarão Pernambuco no Congresso Nacional do PSB, que ocorrerá em abril do próximo ano, em Brasília.

Sileno Guedes

Sileno Guedes é recifense, tem 51 anos, formado Economia pela Universidade Federal de Pernambuco e servidor concursado do Tribunal de Contas do Estado. A sua trajetória pública teve início da gestão do ex-governador Miguel Arraes como secretário adjunto de Trabalho e Ação Social do Estado.

Em 1996, foi eleito vereador do Recife, tendo atuado como líder da bancada de oposição. Exerceu ainda cargo de secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura do Recife e foi Presidente do Porto do Recife, onde foi responsável pelo início do processo de revitalização da área portuária não operacional – Projeto Porto Novo. Entre 2003 e 2008, foi superintendente do Metrorec.

Sileno Guedes ainda integrou a gestão do ex-governador Eduardo Campos como secretário de Relações Institucionais e, a partir de 2011, como responsável pela Articulação Social e Regional. Nesta última, ficou marcado pela reformulação do programa Governo Presente de Ações Integradas para a Cidadania.

Em 2013, Guedes assumiu a Secretaria de Governo e Participação Social da Prefeitura do Recife, onde permaneceu até dezembro de 2018. É também presidente estadual do PSB desde 2011.

Leia também:
>>> Clodoaldo Magalhães lança pré-candidatura a deputado federal pelo PSB em 2022

Ausências

Duas ausências de nomes importantes na sigla foram percebidas durante o ato que marcou a permanência de Sileno Guedes à presidência do PSB-PE, o deputado estadual Clodoaldo Magalhães e o ex-prefeito do Recife e atual secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado Geraldo Julio, tomaram falta nesta tarde.

Clodoaldo vive uma peleja no partido ao buscar apoio e ser candidato a federal, o que levou a um pedido de expulsão assinado pelos deputados federais Milton Coelho, Tadeu Alencar, Felipe Carreras e Danilo Cabral. A não participação de Clodoaldo ao Congresso reforça a tese de que uma tensão interna nos bastidores só aumenta com a chegada das eleições de 2022.

No caso de Geraldo Julio, a não participação consolida uma afirmação do próprio de quem não pretende colocar seu nome para disputa ao governo de Pernambuco em 2022, mesmo sendo apontado entre as principais lideranças da legenda como candidato mais que natural à sucessão do governador Paulo Câmara.

XV Congresso Estadual do PSB

A abertura do congresso contou com a participação de parlamentares, prefeitos, vice-prefeitos, lideranças municipais e dezenas de representantes dos segmentos do partido: Mulheres, Raça e Etnia, Juventude, Movimento Sindical, Movimento Popular, Pessoa com Deficiência e LGBT.

O objetivo do evento é eleger os membros titulares e suplentes da Executiva, do diretório e dos segmentos do PSB, bem como os delegados que representarão Pernambuco no Congresso Nacional da legenda, que ocorrerá em abril do próximo ano.

Esta edição do Congresso Estadual do PSB teve como homenageado José Rodrigues da Silva, militante histórico do partido. Ele faleceu em outubro deste ano, aos 81 anos, em Bom Jardim, no Agreste pernambucano, deixando como legado a incansável luta em defesa do homem e da mulher do campo.