Investigação

PF atua no ataque hacker que sequestrou 50 TB de dados do Ministério da Saúde; Group Lapsuss quer pagamento para devolver informações

A Polícia Federal (PF) foi acionada na manhã de sexta-feira, 10 de dezembro, para atender ocorrência de ataque cibernético aos sistemas do Ministério da Saúde e de modificação do conteúdo exibido em seu site (defacement).

Foi comunicada a ocorrência de incidente de segurança cibernético no ambiente de nuvem pública (AWS), com comprometimento de sistemas de notificação de casos de Covid, do Programa Nacional de Imunização e do ConectSUS.

Uma equipe da Polícia Federal do Núcleo de Operações de Inteligência Cibernética se deslocou para o “data center” do Ministério da Saúde (DATASUS), onde foram procedidas as primeiras análises periciais para a investigação policial. Foi constatado que os bancos de dados de sistemas do Ministério da Saúde não foram criptografados pelos hackers.

A PF instaurou inquérito policial nesta tarde para apuração de autoria e materialidade dos crimes de invasão de dispositivo informático, interrupção ou perturbação de serviço informático, telemático ou de informação de utilidade pública e associação criminosa.

PF atua no ataque hacker que sequestrou 50 TB de dados do Ministério da Saúde; Group Lapsuss quer pagamento para devolver informações
PF atua no ataque hacker que sequestrou 50 TB de dados do Ministério da Saúde. Foto: Divulgação

Ver mais:

>> Site do Ministério da Saúde e aplicativo do SUS sofrem ataque de ‘hackers’ e ficam fora do ar; PF diz que dados de usuários não vazaram

Ataque Hacker

O site do Ministério da Saúde e a página e o aplicativo do ConecteSUS, que fornece o Certificado Nacional de Vacinação Covid-19, foram invadidos por hackers, nesta madrugada. A página do ministério já voltou a funcionar, mas ainda não é possível acessar os dados sobre a vacina contra covid-19.

Também foi afetado o e-SUS Notifica, que recebe notificações dos estados e municípios sobre a síndrome gripal suspeita e confirmada de covid-19. Esse sistema ainda está fora do ar. Outro sistema afetado foi o Programa Nacional de Imunização (SI-PNI).