Posicionamentos

Após pressão popular, vice-governadora, deputadas e vice-prefeita do Recife, reagem as denúncias de agressões praticadas por Pedro Eurico contra ex-mulher

Após a economista aposentada Maria Eduarda Marques de Carvalho denunciar agressões sofridas durante o relacionamento que manteve por 25 anos com o ex-secretário de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco, Pedro Eurico, a classe política feminina decidiu reagir ao caso, depois de pressão popular nas redes sociais.

Em Pernambuco, o carco de vice no executivo estadual é ocupado pela presidente nacional do PCdoB, Luciana Santos, assim como em nível municipal, a capital pernambucana tem como vice Isabella de Roldão (PDT). Ambas se posicionaram contra o então secretário Pedro Eurico, após grande repercussão do caso.

Veja também:
>>>Áudio: revelada mensagens de Pedro Eurico ameaçando ex-mulher de agressões e morte; político nega todas as acusações expostas

“Nenhuma forma de violência contra a mulher deve ser tolerada. A denúncia é ação indispensável para que se quebre o ciclo de abuso, e como tal deve ser apoiada e apurada, para que se garantam as devidas consequências no âmbito da justiça. Nossa luta cotidiana é pela superação da violência de gênero e pela construção de uma sociedade pautada nas relações de respeito e igualdade. Seguimos juntas”, escreveu Luciana Santos nas Redes Sociais.

Já a vice-prefeita do Recife, Isabella de Roldão, publicou um vídeo nas redes sociais falando sobre as denúncias.

“Presto minha solidariedade a Maria Eduarda Marques de Carvalho e enalteço sua coragem de fazer a denúncia contra a violência física e psicológica que sofreu ao longo dos últimos anos. Maria Eduarda, estamos juntas”, escreveu.

Na oposição, a deputada federal Marília Arraes (PT) fez críticas ao fato de que mesmo após 10 boletins de ocorrências feitos pela ex-mulher de Pedro Eurico, o então secretário continuou atuando no poder público.

A deputada estadual Gleide Ângelo (PSB) disse também nas redes sociais, através de um vídeo, que está acompanhando as investigações junto à Polícia Civil de Pernambuco, respeitando a autonomia e a imparcialidade da instituição, e o andamento dos procedimentos perante o Ministério Público.

“Reitero o meu compromisso com o enfrentamento efetivo e necessário a todas as formas de violência contra as mulheres. Acredito que não deve haver condescendência com qualquer tipo de violência praticada, independente de quem seja o autor dos fatos, o cargo ocupado ou a sua condição sócioeconômica”, afirmou Gleide Ângelo.

Também na Alepe, a deputada estadual Laura Gomes (PSB) prestou solidariedade a Maria Eduarda Carvalho e disse está “indignada” com o caso.

“A lei é para todos, é para ser cumprida! Foi para isso que tanto lutamos pela criação de marcos legais como a Lei Maria da Penha e seguimos na defesa dos direitos das mulheres”, escreveu.

A vereadora do Recife, Dani Portela (PSOL), pediu celeridade nas investigações.

“A denúncia contra o ex-secretário Pedro Eurico é séria e mostra que a violência contra a mulher é algo arraigado na sociedade. Exigimos apuração séria para que a impunidade não se dure mais 25 anos”, disse.