Recurso

Auxílio Brasil no valor de R$ 400 inicia pagamento em dezembro; saiba data e calendário do mês para receber o benefício

O Auxílio Brasil no valor de R$ 400 vai começar a ser pago na sexta-feira, 10 de dezembro. Primeiro, para quem tem NIS final 1. Depois vai na sequência, até o NIS final zero, dia 23 de dezembro, conforme calendário que já havia sido divulgado.

É o que prevê a medida provisória, publicada em edição extra do Diário Oficial da terça-feira (7). O pagamento só será possível por conta da promulgação da PEC dos Precatórios, que ocorreu na quarta-feira (8).

É preciso lembrar que todos que recebiam o Bolsa Família foram automaticamente migradas para o Auxílio Brasil. São cerca de 17 milhões de famílias, segundo o Ministério da Cidadania.

Leia mais:
>>> Governo Bolsonaro institui Auxílio Gás e regulamenta o programa Alimenta Brasil para beneficiar as famílias carentes

O programa tem três benefícios básicos e seis suplementares, que podem ser adicionados caso o beneficiário arranje um emprego ou tenha um filho que se destaque em competições esportivas ou em competições científicas e acadêmicas, por exemplo.

Em caso de dúvidas, consulte o aplicativo Auxílio Brasil ou o da Caixa ou vá até uma agência para se informar.

Regulamentação

Com o objetivo de garantir mais cidadania e qualidade de vida para as famílias brasileiras em situação de vulnerabilidade, o Governo Federal instituiu o Auxílio Gás e regulamentou o programa Alimenta Brasil. Os decretos foram assinados pelo Presidente Jair Bolsonaro, na tarde de quinta-feira, 2 de dezembro, no Palácio do Planalto.

A cerimônia contou com a presença dos ministros da Cidadania, João Roma, de Minas e Energia, Bento Albuquerque, e do ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, entre outras autoridades. Com a assinatura dos decretos, o Auxílio Gás passa a valer a partir deste mês e o Alimenta Brasil, a partir de janeiro de 2022.

Agência Brasil