Imunização

Ministério da Saúde informa que nove estados têm mais de 90% da população com a primeira dose da vacina contra Covid-19; veja lista

Santa Catarina, Roraima, São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraíba, Piauí, Paraná e Rio Grande do Sul já possuem mais de 90% da população-alvo da campanha de imunização contra a covid-19 vacinada com a primeira dose, segundo o Ministério da Saúde.

Nesses estados, mais de 89 milhões de pessoas já tomaram uma dose dos imunizantes contra a doença. Entre os estados com maior número de pessoas que iniciaram seu esquema de proteção contra o SARS-COV-2 destacamos São Paulo com 38 milhões de pessoas protegidas com a primeira dose dos imunizantes disponíveis; em seguida, Minas Gerais, com 16 milhões; e, em terceiro lugar, o Paraná, com nove milhões de protegidos.

Leia mais:
>>> Órgãos públicos estaduais como Detran, Agência do Trabalho e Compesa exigem a partir de hoje (6) o comprovante da vacina contra Covid-19

No total, mais de 159 milhões de brasileiros já tomaram uma dose das vacinas disponíveis e 140 milhões completaram o esquema de proteção nos 27 estados e Distrito Federal, totalizando 314 milhões de doses.

Com o envio de doses de reforço, 14,1 milhões de brasileiros já reforçaram a imunidade com a dose adicional ou de reforço. Para 2022, mais de 354 milhões de doses estão garantidas para dar continuidade à campanha.

Acordo

O Ministério da Saúde e a farmacêutica Pfizer assinaram na segunda-feira, 29 de novembro, o contrato para a compra de 100 milhões de doses da vacina contra a covid-19 para aplicação em 2022. A expectativa, segundo a pasta, é que os imunizantes comecem a ser entregues nos três primeiros meses do ano.

O contrato prevê ainda a aquisição de mais 50 milhões de imunizantes caso haja necessidade. As doses devem ser entregues de forma trimestral, sendo 20 milhões até março; 25 milhões até junho; 35 milhões até setembro e 19,9 milhões no último trimestre.

“O contrato ainda contempla qualquer mudança na composição das doses conforme o surgimento de novas variantes da covid-19, se houver necessidade”, destacou o ministério, por meio de nota.

Agência Brasil